SlideVale do Jiquiriçá

Exposição on-line marca semana do artesanato em Santa Inês

Na última semana a cidade de Santa Inês ganhou destaque na região do vale do Jiquiriçá através da exposição de artesanato on-line desenvolvida pela Secretaria De Turismo, Esporte e Cultura (Setec) do município. Na ocasião, homens e mulheres da comunidade tanto urbana quanto rural que constroem com as mãos seus produtos, tais como panos bordados, vassouras de palha,, abajur, vasos de barro, toalhas rendadas, bonecas de pano, tricô, crochê, dentre outros, puderam expor e comercializar suas criações.

A exposição artesanal foi motivada pelo Dia do Artesão, comemorado na última sexta-feira(19). A ideia de colocar os produtos dispostos na rede social partiu da Setec (@setecsantaines) e ganhou força através dos compartilhamentos e interações dos internautas que ficaram maravilhados com as peças.

Para o secretário de Cultura, Reuben Alves, a exposição serve para dar visibilidade e movimentar a economia das pessoas que dependem deste setor. “No momento estamos em pandemia e não podemos fazer eventos presenciais. A Feira de Artesanato apareceu como uma oportunidade de mostrar rostos conhecidos que possuem trabalhos desconhecidos aqui na cidade e em outros municípios!, explicou.

De acordo com Reuben, o resultado foi tão bom que a iniciativa será mantida por um período além do imaginado. “Vamos prorrogar a feira por mais uma semana para que outros artesãos que não se inscreveram, possam participar”, afirmou.

A prática das confecções de artesanato passou a ter incentivo e notoriedade na gestão do professor Emerson, que por sua vez, muito ligado às artes culturais, proporcionou melhores condições de trabalho aos artesãos e artesãs de Santa Inês. Através da Prefeitura, os profissionais autônomos passaram a ter acesso a box destinados à comercialização dos produtos através do Mercado Municipal da cidade.

Acreditando ser fundamental para a sociedade abraçar toda forma de cultura e geração de renda, a gestão apostou na produção informal destes utensílios. Hoje, famílias garantem o sustento financeiro além de funcionar para muitos como terapia, melhorando a saúde mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo