Cotidiano

Exército sírio recupera controle total de Palmira e expulsa Estado Islâmico

PALMIRAO Exército sírio recuperou neste domingo (27) o controlo total de Palmira, cidade que esteve tomada pelos extremistas do Estado Islâmico durante mais de um ano, segundo uma fonte militar. “Após combates noturnos violentos, o Exército controla totalmente a cidade de Palmira, incluindo a parte antiga e a parte residencial. Eles [os ‘jihadistas’] retiraram-se”, disse a mesma fonte.

As tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, haviam entrado na quinta-feira (24) na antiga cidade de Palmira, classificada como Patrimônio Mundial pela agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Leia mais

Os preços baixos continuam na Distribuidora de Bebidas Grande Vale

Morador de Presidente Tancredo Neves morre em acidente na BR-101

Após assumir namoro, Biel não permite que namorada modelo trabalhe em clipe de cantor

A tomada de Palmira é o desfecho de uma ofensiva que o exército lançou no início do mês, com o apoio da Força Aérea russa. A queda de Palmira provocou ondas de choque em todo o mundo, quando o Estado Islâmico lançou uma campanha de destruição dos monumentos classificados pela Unesco, fazendo explodir templos e roubando relíquias de mais de 2 mil anos.

A recaptura da cidade será vista como uma vitória estratégica, mas também simbólica, do presidente sírio, Bashar al-Assad, já que quem controla a cidade também controla o vasto deserto que se estende do centro da Síria até a fronteira com o Iraque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo