CidadesSaúde

Excesso de carboidratos aumenta em 49% o risco de câncer de pulmão, aponta estudo

4,4 mil pessoas foram avaliados ao longo da pesquisa.

carboidratos - cancerO consumo de carboidratos em excesso pode aumentar em 49% o risco de câncer de pulmão. Um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomakers & Prevention aponta que alto índice glicêmico – ou seja, a velocidade com que avançam os níveis de açúcar no sangue após uma refeição – é potencializador dos riscos de desenvolver a doença.
De acordo com O Globo, dados de 4,4 mil pessoas foram avaliados ao longo da pesquisa, divulgada nesta terça-feira (8). A professora Stephanie Melkonian, da Universidade do Textas, explicou que foi observada ocorrência maior de câncer de pulmão entre os pacientes que consome mais alimentos com alto índice glicêmico, por exemplo, pão e arroz branco.
“Isto, por sua vez, leva a um crescimento dos fatores semelhantes à insulina (IGF, na sigla em inglês). Pesquisas anteriores já mostraram que o aumento nos IGFs está ligado ao aumento do risco de câncer de pulmão“, acrescentou a especialista. O cientista Xifeng Wu, pesquisador sênior do estudo, esclarece que a combinação sugere “qualidade média e não a quantidade de carboidratos consumidos que podem alterar o risco de câncer de pulmão“.
Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo