Slide

Estudo conclui que obesidade reduz até 10 anos de expectativa de vida

OBESO - GORDURA ABDOMINALPessoas acima do peso podem ter a expectativa de vida reduzida em até um ano, mas esse quadro pode ser muito pior para aqueles com obesidade severa. Um estudo desenvolvido na Universidade de Cambridge, Reino Unido, concluiu que a redução pode chegar a dez anos nesse caso. “Esse estudo mostra, definitivamente, que o excesso de peso e a obesidade estão associados a um risco de morte prematura”, afirmou a professora e líder da pesquisa, Emanuele Di Angelantonio.

Foram analisados dados de quase 4 milhões de adultos da América do Norte, Europa, Austrália, Nova Zelândia e no leste e sul da Ásia. Para descartar o impacto de outros riscos de mortalidade, a equipe excluiu fumantes e ex-fumantes, portadores de doenças crônicas e pessoas que morreram nos primeiros cinco anos das pesquisas.

Segundo o jornal O Globo, o estudo descobriu que todos os riscos de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias e câncer aumentam com o peso extra. De acordo com dados da pesquisa, o risco de morrer antes dos 70 anos aumentou de 19% em homens com peso normal para 29,5% em homens moderadamente obesos.

No caso das mulheres, esse risco aumentou de 11% para 14,6%. Se todas as pessoas com sobrepeso e obesidade tivessem níveis normais de IMC, isso evitaria uma em cada cinco mortes prematuras na América do Norte, uma em cada seis na Austrália e na Nova Zelândia, uma em cada sete na Europa e uma em cada 20 no Leste da Ásia, concluiu o estudo.

Leia mais

Solteira, Cleo Pires posa nua e fala sobre relacionamentos: ‘É bom, mas cansa’

CIPE Central prende dois suspeitos de roubo em Mutuípe

Bebê é abandonado pela mãe durante a madrugada em Iguaí

Novo Centro de Convenções deve ser construído em Itapagipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar