NEWS

“Estamos a cerca de um ano sem médico na Unidade de Saúde da Família” denunciam Pescadores e Marisqueiras de Ilha de Maré

Quem mora em Ilha de Maré convive em situação de desproteção, racismo e vulnerabilidade social já alvo de diversas denúncias. 

A comunidade não tem saneamento básico e vem sendo impactada pela contaminação causada pelo complexo industrial da região do Porto Camaçari, Candeias e refinarias.

Recentemente, a comunidade também foi prejudicada com o crime ambiental do vazamento de óleo, que impactou negativamente na renda de pescadoras e pescadores.

Preocupados com a proliferação do COVID-19 e com a ausência da atuação do poder público na localidade, os moradores pedem que a Prefeitura realize: restrição do trânsito de embarcações de turistas e de pessoas que não moram na comunidade, exceto no caso de profissionais de saúde ou em casos de comprovada urgência; fiscalização da situação dos trabalhadores que embarcam em Ilha de Maré, garantindo que sejam tomadas as medidas recomendadas ao controle da pandemia; garantia do direito à saúde, de modo que seja assegurada a atuação de um médico na Unidade de Saúde da Família (USF) e um profissional que gerencie a unidade; realização de ações voltadas à assistência social, visto que o isolamento social traz prejuízos econômicos e impactos na renda da população.

O vereador Sílvio Humberto (PSB), solicitou uma equipe médica para os moradores da Ilha de Maré através de ofício ao secretário de saúde do município, Léo Prates para que medidas sejam tomadas e a comunidade seja atendida o mais rápido possível.

“O objetivo é que uma equipe técnica de saúde seja colocada para trabalhar na ilha imediatamente, pois famílias estão sem nenhuma orientação profissional e expostos ao COVID-19.

Os pescadores e marisqueiras foram impactados diretamente com o derramamento de óleo, portanto, não podemos deixar que o coronavírus faça mais vítimas sociais na comunidade”, finalizou.

Sílvio Humberto sugeriu também a realização de parcerias com as rádios comunitárias e uso de carros de som nos bairros para divulgação de ações contra o COVID-19.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios