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Está tudo “bem” em nossas salas de aula?

*Daniela Degani

O ano letivo de 2022 marca o retorno regular às aulas presenciais nas escolas, após dois anos de restrições impostas pela pandemia e de aulas realizadas majoritariamente no formato on-line. A volta ao ambiente escolar, porém, veio acompanhada do desafio de lidar com diferentes questões relacionadas ao bem-estar emocional de alunos, professores e famílias, como ansiedade, depressão, impulsividade, entre outras. Podemos, então, nos perguntar: está tudo “bem” em nossas salas de aula?

Lidar com o emocional é um desafio que sempre esteve presente no dia a dia da escola. Mas a pandemia e as “feridas” abertas por ela tornaram essa tarefa ainda mais exigente, já que as pessoas reagiram de diversas formas diante das incertezas que este momento gerou. E quando o retorno integral à rotina presencial parecia significar que a normalidade, enfim, seria restabelecida, veio à tona a necessidade de trabalhar a readaptação ao convívio diário pessoal e outras questões comportamentais, como medo, insegurança, expectativas e frustrações.

A presença dessas realidades no ambiente escolar tem feito com que as instituições de ensino busquem ferramentas e metodologias que possibilitem trabalhar as questões emocionais de alunos, professores e famílias de forma mais assertiva, visando o seu bem-estar. Entre as práticas que vêm sendo conhecidas pelas escolas e às quais têm recorrido com esse objetivo, está a Meditação Mindfulness, que traz um conjunto de práticas com foco no desenvolvimento da habilidade da atenção plena.

A Meditação Mindfulness traz benefícios à pessoa que a pratica como conhecimento de si mesma, das próprias emoções e de como lidar melhor com situações que, considerando o contexto e ambiente escolares, podem levar ao desinteresse por esse espaço ou pelo aprendizado. Ela ajuda a tornar a escola mais próxima do aluno, do professor, da família e também promove o engajamento, fundamental para que haja retenção do conhecimento.

A introdução e prática da Meditação Mindfulness na escola é importante ainda para promover a mudança de atitudes e a redução de conflitos. Professores de escolas que implantaram programas de Meditação Mindfulness relatam maior percepção, entre os alunos, de atitudes como compaixão, participação, capacidade de foco e melhor equilíbrio emocional. Os educadores também percebem os benefícios dessa prática em seu dia a dia, como a redução de problemas como estresse e síndrome de burnout.

Trazer a Meditação Mindfulness para a escola não se trata, porém, de uma “fórmula mágica”: não é de um dia para o outro que os resultados vão aparecer. Mas se a escola e o educador se capacitam para inserir essa prática em sala de aula, conseguem implementá-la de modo consistente e, à medida que o tempo passar, serão percebidos os benefícios socioemocionais que ajudarão no engajamento do aluno, na sua capacidade de foco e concentração e, por consequência, no seu bem-estar.

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*Daniela Degani é instrutora em Meditação Mindfulness certificada pela Mindful Schools, dos EUA, e pelo Mindfulness Training Institute, da Inglaterra. É também fundadora da MindKids, iniciativa que ensina a prática da Meditação Mindfulness para crianças, educadores e famílias.
 

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