Cotidiano

Especialistas falam da importância da atividade física na infância

CRIANCA -ATIVIDADE FISICAJá é consenso que a atividade física diminui os índices de obesidade, melhora a massa óssea e a força muscular, pressão arterial, diabetes, doenças inflamatórias crônicas e cognição, auto-estima e melhora psicológica. Mas os benefícios também se estendem às crianças, inclusive de 0 a 4 anos. Países como Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália recomendam, baseados em estudos científicos, que essa faixa etária seja contemplada pelos exercícios.

Mas quais são as vantagens reais? De acordo com o pediatra Fernando Alonso Ribeiro os exercícios favorecem vários níveis da saúde da criança. “Ao praticar atividades físicas se verificará uma melhoria no desenvolvimento motor, na promoção do crescimento, fortalecimento dos ossos e músculos, do sistema imunológico, controla a pressão arterial e muitos outros benefícios, como o estado de felicidade nas crianças. É importante que um médico especialista possa dar o aval para a prática do exercício”, explica.

O educador físico Alberto Ferreira explica que toda criança precisa de pelo menos 60 minutos de atividade física de moderada a intensa todos os dias. “É importante que a criança tenha consciência da saúde e do bem-estar como necessidades essenciais para uma  boa vida desde cedo e tirá-la da frente de TV e dos jogos eletrônicos”, diz. Entre as atividades, Alberto indica estimular a criança a andar de bicicleta, nadar, correr, jogar futebol, basquete e dançar. “O importante é que as atividades façam com que as crianças tenham energia e se divirtam ao se exercitar, para que elas tomem gosto”, orienta.

Uma forma de estimular as crianças para que ela desperte o desejo de praticar a atividade física é no momento de presentear. “Ao invés de dar presentes eletrônicos, é importante oferecer com bicicleta, skate, bola, patins, pipas, discos para jogar em áreas abertas, como praias e afins”, aconselha o educador.

De 0 a 4 anos também pode

1 ano: brincar ou rolar no chão, gatinhar , brincar com bolas ou outros brinquedos que sejam seguros para a idade. Deixar a criança explorar o ambiente e para isso promover um lugar seguro sob supervisão de adultos ou educadores;

1-4 anos: promover atividades que estimulam o movimento como o caminhar, subir escadas, dançar, rastejar; brincar em lugares abertos para que se incentive o caminhar, o correr, subir obstáculos, pular.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios