Mutuípe

Colégio Rui Barbosa em Mutuípe está em processo de municipalização

Foto: Vladimir Tapol

O Colégio Estadual Rui Barbosa – CERB em Mutuípe, está em processo de municipalização, o anúncio foi feito pela secretária de educação do município, Sonia Ferreira, na sexta-feira (11), segundo ela, um fundo foi criado e valor do Fundeb, que antes era administrado pelo governo do estado, será seja repassado a prefeitura em 2019, possibilitando desta forma o funcionamento pleno da unidade.

O Rui Barbosa foi inaugurado em 1945 e durante 73 anos influenciou diretamente na vida de diversos munícipes, sendo educandos, educadores, funcionários e colaboradores, em 2015 a escola comemorou com muita festa e alegria os 70 anos de existência.

A municipalização acontece justamente num momento em que o estado da Bahia promove um remodelamento no ensino, de acordo com o superintendente da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Ney Campello, em entrevista ao Jornal da Manhã, em 6 de dezembro de 2018, a remodelação faz parte de uma melhora na educação básica do estado. “O que nós vamos viver em 2019 é uma transformação na qualidade de oferta da educação pública da Bahia, com foco na ampliação da educação integral, ou seja, ampliação do tempo e dos espaços onde os estudantes irão prover a sua própria educação”, explicou.

Segundo Campello, a municipalização acontece por meio da Lei de Diretrizes de Base, onde diz que o ensino fundamental deve ser entregue as prefeituras. “O diálogo sobre a municipalização do ensino fundamental, conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases, que estipula que até 2024, com o Plano Nacional de Educação, a educação no ensino fundamental deverá ser municipalizada. Isso está em discussão, em diálogo.”

A secretária de Mutuípe revelou também que a escola será rebatizada e todos os alunos matriculados no sexto ano, deverão ingressar nesta “nova” unidade de ensino, que passará a ser considerada uma extensão do Colégio Dr. Julival Rebouças.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar