Cotidiano

Erro no Sisu atrapalhou candidatos a universidades federais

Um erro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) provocou confusão com os estudantes que se candidataram a vagas em faculdades e institutos federais. O levantamento foi peito pelo jornal O Globo apontou que dos 3.353 cursos faculdades, 81% deles a nota de corte caiu na comparação entre o último dia de inscrições e o resultado final.

Essa diferença indica que os dados que foram base para a escolha dos alunos não eram confiáveis, atrapalhando os candidatos. Dos 56.481 cursos oferecidos pelas federais, 51% deles participaram da amostra.

A nota de corte é atualizada diariamente no Sisu durante o período de inscrição e funciona como base para o aluno saber se está ou não sendo aprovado. Porém, em 2020, uma mudança não anunciada pelo Ministério da Educação inviabilizou a utilização da nota de corte como referência.

Nos anos anteriores, o sistema apresentava a mensagem: “Sua posição (na segunda opção) não foi considerada pois você estava temporariamente classificado em sua primeira opção”.

O novo modelo não tirou da segunda opção alunos que já conseguiram uma vaga na primeira escolha. Isso fez com que a nota subisse artificialmente e os candidatos ficaram apenas com a primeira vaga. O aumento artificial da nota de corte fez com que alguns estudantes desistissem da vaga por acreditar não ser possível entrar naquele curso.

Os candidatos só perceberam a mudança durante o período de inscrições do Sisu e chegaram a pensar que fosse um novo problema no processo de seleção.

Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios