Jogos

Entretenimentos do passado que ganharam força com a internet

A internet mudou o mundo de muitas formas e uma das principais é o modo como consumimos entretenimento. A possibilidade de jogar online ou de fazer o download rapidamente de algum game popularizou jogos históricos que antes só eram acessíveis por meio de cartas ou tabuleiro.

A difusão de títulos como xadrez, bingo ou bridge se tornou tão expressiva que atualmente existem milhões de usuários em cada uma dessas modalidades no mundo online e alguns deles competem profissionalmente por rankings ou prêmios.

Com um tom de nostalgia, separamos alguns dos entretenimentos do passado que ganharam bastante força com o desenvolvimento digital e suas tecnologias em evolução.

Photo by Pixabay

Xadrez

O xadrez nunca perdeu seu espaço no rol dos jogos de tabuleiro mais praticados, mas é inegável o turbo que essa modalidade ganhou após o “estouro” da série da Netflix “Gambito da Rainha”.

Os números são claros. Neste ano, o site Chess.com, uma das referências do xadrez, já dobrou a quantidade de usuários inscritos em relação a 2020. O tema foi tão relevante que esse e outros sites criaram skins e outros itens personalizáveis com detalhes da série.

Além da popularidade em alta, o jogo também se destaca por sua imensa praticidade. Praticamente qualquer smartphone ou dispositivo móvel é capaz de rodar o game sem a necessidade de se conectar à internet — ou seja, uma pedida perfeita como passatempo nas horas vagas.

Bingo

Quem não conhece o bingo que atire a primeira pedra. Jogo passado por geração a geração no Brasil, ele tem um lugar especial na cultura nacional como um tipo de entretenimento casual e fácil de ser jogado.

Modalidade que nasceu na Itália há quase 500 anos e que também ganhou uma nova onda de popularidade na internet em sites como a Betano, o bingo está em alta. Os usuários podem se divertir com esse título em muitas variações diferentes em plataformas como essas, mantendo sua essência original, onde os entusiastas precisam preencher seus placares com números e esperar que eles sejam sorteados até que uma meta específica seja atingida, tradicionalmente em uma linha de 5 números.

Tetris

Ao contrário do bingo e do xadrez, o Tetris surgiu no mundo virtual. Lançado ainda na década de 1980, inicialmente na antiga União Soviética, o game desenvolvido pelos russos Alexey Pajitnov e Vladimir Pokhilko já pode ser considerado um verdadeiro clássico.

Após quase 40 anos de seu lançamento (chegou ao mercado em 1984), o título virou um bom retrô, que pode ser jogado em praticamente qualquer tipo de dispositivo. Na tela do seu smartphone há dezenas de versões diferentes, seja para iOS ou Android, e a maioria de graça para jogar em qualquer hora ou lugar.

Desde o dia em que nasceu, Tetris já compila mais de 150 milhões de cópias vendidas e todos os anos consegue atingir a marca de pelo menos 1 milhão de downloads — o que mostra como ganhou vida nova com os aparelhos modernos.

Bridge

O bridge não é um jogo tão popular no Brasil quanto Tetris, bingo ou xadrez, mas conta com muita relevância no exterior — principalmente nos Estados Unidos e nos países asiáticos.

A fama desse título é tamanha que os lendários empresários Warren Buffet e Bill Gates normalmente competem um contra o outro de forma casual.

Com sua criação por volta do século XV, o bridge ganhou fama na era da internet por meio dos diversos sites e aplicativos que disponibilizam o entretenimento de maneira gratuita.

O game é tão jogado no universo digital que anualmente existe o campeonato mundial de bridge online, em que os principais usuários do mundo lutam por o prêmio de melhor jogador do planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo