Geral

Em ‘péssimo estado de conservação’, Faculdade de Medicina da Ufba no Pelourinho deve passar por restauro

A Justiça Federal condenou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que realize a restauração e conservação dos prédios dos anexos II e III do prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizada situada no Largo do Terreiro de Jesus, no Pelourinho, em Salvador.

A decisão foi após ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), que foi notificado da sentença na última quarta-feira (11). 

De acordo com apuração do MPF, o imóvel está “em péssimo estado de conservação” e precisa de reparos emergenciais, assim como de reforma completa.

Na sentença, de 24 de outubro, a Justiça determina que o Iphan apresente, no prazo de 120 dias, um projeto para execução das obras de conservação de restauração dos imóveis, que deve ser elaborado em conjunto com a Ufba e executado.

Os serviços devem ser executados no prazo de 60 dias, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento.

Valor histórico

O prédio da faculdade foi tombado pelo Iphan em 2015. O edifício foi construído em 1905 , depois de um incêndio do prédio anterior, o Colégio dos Jesuítas, que fora sede da primeira Faculdade de Medicina do Brasil, criada em 1908.

A sede atual foi construída pelo engenheiro Teodoro Sampaio e segundo projeto do arquiteto Victor Dubugras.

Desde 1985, o prédio é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Nos anos 2000, o edifício passou por obras de restauração e passou a abrigar o Memorial da Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia.

Em 2004, o imóvel voltou a abrigar a Faculdade de Medicina e, atualmente, sedia a secretaria geral da instituição de ensino, além dos programas de extensão. O prédio ainda abriga também dois museus ligados à Ufba: o Mafro (Museu Afro-brasileiro) e o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia). 

Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios