Esportes

Em meio à crise, Vitória completa 116 anos de existência nesta quarta-feira

 VITORIA - TORCIDAO Vitória completa nesta quarta-feira (13) 116 anos de existência. O Leão é a terceira agremiação de futebol mais antiga do país, atrás somente do Rio Grande (RS) e Ponte Preta. O clube foi fundado em 1899 pelos irmãos Artur e Artêmio Valente e nasceu com o nome de “O Club de Cricket Victoria”.
Ao todo, o Vitória tem 27 títulos estaduais e o último foi conquistado em 2013. Na ocasião, o Rubro-Negro bateu o arquirrival Bahia por 7 a 3 no primeiro jogo da final e empatou em 1 a 1 na partida de volta.  Pela Copa do Nordeste, o Leão faturou o caneco em cinco oportunidades (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010).
Já pelo Campeonato Brasileiro, a melhor campanha do Rubro-Negro foi em 1993, quando terminou na segunda colocação, após perder para o Palmeiras nas finais. O primeiro jogo terminou 1 a 0 para o Verdão na Fonte Nova e o segundo foi 2 a 0 para o time paulista no Morumbi.
Na Copa do Brasil, o Leão esteve perto do título em 2010. No primeiro duelo da decisão contra o Santos, perdeu por 2 a 0. E no confronto de volta dentro de casa, bateu o Peixe por 2 a 1, o que não foi suficiente, já que precisaria ganhar por mais de dois gols de diferença.
Em 2013, o Vitória teve a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão, implantado em 2003. Sob o comando de Ney Franco, que pediu demissão nesta segunda-feira (12), terminou em quinto lugar e quase conquistou uma vaga na Libertadores.
Porém, na última temporada, com o mesmo treinador à frente do time, o Leão acabou rebaixado para a Série B. Neste primeiro mais fiascos:  foi eliminado pelo Colo-Colo nas quartas de final do Baianão e sucumbiu na semi da Copa do Nordeste para o Ceará.
Além de viver um momento turbulento dentro de campo, o clube Rubro-negro vive uma crise política. Em março, Carlos Falcão renunciou ao cargo de presidente da agremiação. Já na véspera da celebração dos 116 anos, Alexi Portela abdicou da função de mandatário do conselho fiscal.

BN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo