Bahia

Em cinco dias, mais de 60 detentos fogem de 4 delegacias na Bahia

Delegacias de quatro municípios no interior da Bahia registraram fugas de 68 presos nos últimos cinco dias. Os casos aconteceram entre 28 de dezembro e 1º de janeiro em Irecê (região centro-norte), Cícero Dantas (norte), Porto Seguro (sul) e Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.
O mais recente foi em Simões Filho, onde ao menos 16 presos escaparam da carceragem da 22ª delegacia, na madrugada de sexta-feira (1º). De acordo com a polícia, os homens serraram as grades de uma cela que dá acesso ao pátio do banho de sol, onde a grade superior foi arrombada.
Em Cícero Dantas, onde foi registrada a maior fuga, 24 dos 52 presos da delegacia da cidade escaparam após render um policial que fazia segurança da carceragem. O caso ocorreu no dia 31 de dezembro. De acordo com o delegado Ozório Miguel, o agente foi surpreendido pelos dententos quando tentava colocar os presos dentro da cela após o banho de sol.
“Ele entrou no pátio para recolher os presos para a cela e acabou sendo rendido. Foi um erro humano porque ele [o policial] estava sozinho e não poderia fazer essa manobra sem apio de outros seguranças. Teria que ter outros dois ou três do lado de fora”, destacou o delegado, em contato com o G1.
Entre os fugitivos, cinco são considerados de alta periculosidade e respondem a crimes como homicídio e tráfico de drogas. Os demais estavam presos por furto, crime considerado de menor potencial ofensivo. Até este sábado, somente cinco foram recuperados. Dois se apresentaram por espontânea vontade e outros três foram recapturados pela polícia.
“Há recomendação da Polícia Civil para que, nesses períodos de festa, a atenção seja redobrada e o número de vistorias ampliado, por causa da grande incidência de fugas. A nossa expectativa é de recuperar outros fugitivos nos próximos dias”, destacou o delegado Ozório Miguel. Sobre o fato de somente um agente estar trabalhando no dia da fuga, o delegado informou que, no último dia do ano, foi decretado ponto facultativo.
Fugas em massa também ocorreram em Porto Seguro e Irecê. Em Porto Seguro, 18 presos fugiram da carceragem na noite do dia 29 de dezembro. Os detentos escaparam por um buraco aberto no teto de uma das celas. De acordo com o delegado Carlos Zene, os detentos usaram equipamentos feitos de forma manual para fazer a abertura no teto. O buraco não foi percebido pelos agentes penitenciários.
“Utilizaram vários equipamentos, como ferros que eles conseguem tirar das próprias grades. Além disso, também amarraram lençóis como cordas e usaram para pular a laje da delegacia”, destacou o delegado. Os detentos que fugiram respondem por crimes como furto, roubo, tráfico de drogras e até homicídios.
Em Irecê, a fuga foi no dia 28, segundo informações passadas pela delegacia da cidade. Ao todo, dez detentos conseguiram escapar. A polícia não divulgou detalhes de como ocorreu a fuga. Até a tarde deste sábado, nenhum fugitivo havia sido recapturado. O G1 tentou falar com a Polícia Civil da Bahia, por meio da assessoria de comunicação, mas não conseguiu contato. G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios