Cidades

Em apenas um dia, estado registra três doações de múltiplos orgãos

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.6MN3Nk2jDOEm apenas um dia, foram registradas três doações de múltiplos órgãos na Bahia. De acordo com o médico e coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, as doações foram feitas nesta quinta-feira (12) no Hospital do Subúrbio e no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
 
As equipes de captação trabalharam quase que ao mesmo tempo nos dois hospitais, tendo sido captadas córneas, rins, fígado e coração. Para Eraldo Moura, o momento é importante, pois a população está mais conscientizada sobre a importância da doação de órgãos. Em 2014, foi registrado um aumento de 12% de doações, em relação ao ano de 2013. Foram feitas 109 doações de múltiplos órgãos.
 
Este ano, em janeiro aconteceu a primeira doação de órgãos em Ribeira do Pombal. As doações de órgãos registradas no ano passado possibilitaram a realização de 563 transplantes, sendo 332 de córnea, 52 de fígado, 63 de rim, 48 de medula óssea, 46 de esclera e 22 transplantes ósseos. Foram também realizados dois transplantes de pele, com material disponibilizado pelos Bancos de Pele do Paraná e de Porto Alegre, e 19 transplantes de rim com doador vivo.
 
Sete grupos de apoio à doação atuam no estado, distribuídos em Salvador e nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Teixeira de Freitas, além de 30 Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios