Bahia

Eleições em Monte Santo e Cansanção serão acompanhadas pela Polícia Federal

Uma equipe de agentes da Polícia Federal (PF) chegou na manhã de sexta-feira, 13, a Monte Santo e Cansanção, municípios vizinhos localizados no território do sisal para acompanhar as eleições deste domingo, 15, no entanto já estiveram visitando comitês eleitorais nas duas cidades.

Segundo a PF, atuará em apoio à Justiça Eleitoral, no exercício de suas funções constitucionais como Polícia Judiciária Eleitoral no total de 4.750 policiais federais estarão mobilizados, atuando de forma preventiva e repressiva, com o propósito de garantir a segurança e normalidade do pleito e o exercício do pleno direito dos eleitores em todo o território nacional.

Mesmo antes do início oficial das ações, a PF já atende às requisições da Justiça Eleitoral e se faz presente em regiões nas quais foram detectadas situações de maior sensibilidade, histórico de conflitos e problemas relacionados a crimes eleitorais. Destacam-se as ações de combate à atuação de organizações criminosas no processo eleitoral e à desinformação (Fake News).

Drones poderão flagrar placa de veículos praticando crime eleitoral  Foto: Divulgação PF

A chegada e presença da Polícia Federal nessas cidades que compõem a Quinquagésima Zona Eleitoral se deve a uma disputa acirrada entre as duas forças políticas tanto no Município de Monte Santo quanto Cansanção, onde já se registraram fatos violentos com suspeitas de viés político em ambos Municípios, razão pela qual a Juíza Eleitoral, Sirlei Caroline Alves Santos solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE/BA, providências para garantir a lisura das Eleições Municipais, temendo pela segurança, tanto dos candidatos que disputam o pleito quanto pela segurança dos próprios eleitores.

Foto: Divulgação PF

Sob o enfoque tecnológico, pela primeira vez, a atuação da PF nas eleições contará com o emprego de drones de alta tecnologia. Tal ferramenta é capaz de voar em elevada altitude de forma imperceptível e, através de câmeras de longo alcance, identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

Os trabalhos serão coordenados pela Polícia Federal, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional das Eleições 2020 (CICCN), instalado em Brasília/DF. A PF irá atuar de maneira integrada com todas as Secretarias de Segurança Pública do país e outros órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos na organização e segurança das eleições. No CICCN serão acompanhadas, em tempo real, as ocorrências durante a realização dos dois turnos das

Viaturas de Cipe Nordeste e da Polícia Militar também estarão em diligências em toda parte do município. Fonte: Calila Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo