Educação

Educação a distância ganha força na quarentena

A busca pela qualificação profissional é um reflexo da preocupação das pessoas sobre como será o futuro pós pandemia. Um levantamento realizado pela Catho Educação mostra que houve um aumento de quase 70% na aquisição de cursos online entre o final de março e o começo de abril. O levantamento ainda revela que o aumento da procura pelos cursos online começaram a aumentar já na primeira semana de isolamento social.

A lista dos cursos mais buscados no primeiro momento era composta por Administração, Biomedicina, Gestão de RH, Logística e Ciências Contábeis. No levantamento do primeiro semestre de 2020, a Catho Educação revelou que entre os cursos de graduação mais procurados, Direito ocupa o topo da lista na 1º posição, em 2º lugar está Administração e Enfermagem na 3º. 

Os cursos na modalidade EAD já era uma realidade que crescia a cada ano e com o isolamento social só acelerou o processo. As instituições de ensino agora investem em tecnologias para manter os alunos e oferecer a melhor experiência. E, para conquistar novos estudantes, a inovação, criatividade e a comunicação são fundamentais para entrar no ranking das  melhores faculdades.

Graduação e os cursos rápidos online 

A graduação online geralmente tem um valor menor de mensalidade em relação aos cursos presenciais, e esse é um fator que tem feito a modalidade EAD crescer tanto nos últimos anos. Além do valor ser mais acessível, é possível encontrar ainda descontos em bolsas de estudos em sites como a Catho Educação, que tem parceria com diversas instituições do Brasil. Isso facilita a democratização do ensino.

Já os cursos rápidos online são ideais para turbinar o currículo em um pequeno espaço de tempo ou para aprender algo novo. Muitas pessoas realizam esse tipo de curso antes de entrar na graduação para entender se é realmente o que desejam. A vantagem é apostar em cursos online com certificados para realmente dar um up no currículo.

Na hora de escolher o curso para a graduação, muitos estudantes têm dúvidas sobre qual profissão escolher. Nessa etapa, o teste vocacional online tem ajudado muitos a descobrirem suas habilidades, quais são seus pontos fortes e até mesmo a sua vocação. Mas, é preciso considerar outros fatores além do teste, por exemplo, conversar com profissionais da área para entender o mercado, falar com pessoas próximas para estimular o autoconhecimento, entre outros.

Outra dúvida que surge na escolha da graduação é sobre qual é a melhor universidade para aquele curso. A falta dessa pesquisa pode trazer transtornos no futuro e deixar a desejar no meio do caminho. Nesse caso, o que ajuda o estudante na pesquisa é consultar o ranking com as melhores faculdades, além de verificar a grade curricular  do curso e o que os alunos anteriores têm falado.

Contudo, a educação a distância é uma realidade que veio para ficar. Esse tipo de aprendizado contribui com a otimização do tempo, já que não será preciso se deslocar até a instituição e com a democratização do ensino em diversos setores. A tecnologia em prol da educação é uma das coisas boas que tem acontecido apesar do isolamento social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar