Política

Eduardo Cunha será o proximo a ser afastado

Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

EDUARDO CUNHA - SERIORéu no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é apontado como a ‘bola da vez’. A avaliação é que, com a aprovação do impeachment, o vice Michel Temer (PMDB) planeja se livrar da companhia incômoda de Cunha, hoje o único político brasileiro que consegue ser mais impopular do que Dilma Rousseff.

O próprio Cunha já teria começado a alinhavar acordo para tentar sair impune, sem ter seu mandato cassado pelos deputados. Uma das hipóteses seria ele renunciar à presidência da Câmara. Ele nega que tenha essa intenção.

“Acho que ele (Cunha) devia renunciar. Já disse isso a ele. Vai chegar o momento em que oprocesso dele irá ao plenário da Câmara. Tem também o processo no Supremo”, argumenta o deputado Miro Teixeira (Rede-RJ).

Pelo acordo, Cunha seria suspenso pelo Conselho de Ética, mas manteria o cargo, garantindo assim o foro privilegiado. Mas o acerto só será possível se o Supremo não atender ao pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), que defende que Cunha seja afastado.

Veja também

Cunha deve receber ‘anistia’ em troca da entrega do impeachment

STF nega pedido para unir impeachment de Temer ao de Dilma

Impeachment é aprovado na Câmara e segue para o Senado

O cargo de presidente da Câmara é o segundo na linha de sucessão, logo após o vice-presidente. Deputados que articularam o impeachment da presidente Dilma defendem que o próximo presidente da Câmara seja do grupo conhecido como “centrão”, que envolve partidos como PP, PR e PSD. Essas legendas se posicionaram a favor do afastamento da presidente.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que presidiu a comissão especial do impeachment, é um dos cotados a assumir a vaga. Ele tem bom trânsito por todos os grupos da Câmara, característica que interessa muito a Temer, que terá que fazer um governo de coalizão, administrando muitos partidos e interesses conflitantes. (IG)
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios