Cotidiano

É possível menstruar estando grávida?

estar-gravidaUma de cada quatro mulheres pode ter no inicio da gravidez um sangramento que coincide com o momento da sua menstruação. Este sangramento pode ser suave ou até mesmo ter um fluxo maior e ser confundido com a menstruação por suas características e duração de dois a três dias, mas na realidade o que está acontecendo é o fenômeno da nidação, que é o momento em que o embrião se fixa no útero materno, onde irá acomodar-se e desenvolver-se até o nascimento.

“A gravidez não depende apenas do espermatozoide fecundar o óvulo, já que depois da fecundação o futuro bebê deverá superar outra prova importante, que é a implantação no útero materno”, explica Dra. Isa Rocha, ginecologista especialista em reprodução humana do IVI Salvador. Às vezes a gravidez termina naturalmente sem que a mulher chegue a tomar conhecimento que a fecundação aconteceu, geralmente inviabilizada por causas genéticas.

Veja também

Dilma sanciona lei que separa presos de acordo com gravidade do crime

Grávida com barriga sarada diz que vai malhar até o dia do parto

DIU é o método mais eficaz para prevenir gravidez. Saiba mais

Como acontece a gravidez


Os primeiros três meses são os mais importantes para confirmação da gravidez, por isso normalmente as pessoas costumam esperar este período para dar a notícia. Cerca de 20% das gestações reconhecidas terminam naturalmente, sendo que 75% delas acontecem antes da 12ª semana.

O primeiro passo para o sucesso da gravidez é a fecundação do óvulo, após este momento o óvulo fecundado precisa chegar ao útero em uma viagem de aproximadamente cinco dias. Chegando ao seu destino, o futuro bebê precisa encontrar um ambiente receptivo para sua implantação, ou seja, para criar as conexões necessárias para receber da mãe os nutrientes que precisa para desenvolver-se. A implantação estará acontecendo entre o sexto e décimo dia após a fecundação. Por conta destas conexões vasculares com os pequenos vasos do endométrio (tecido do interior do útero), pode ocorrer a ruptura de pequenas veias e artérias gerando o sangramento que acaba sendo confundido com a menstruação.

Após a implantação do embrião e confirmação da gravidez, o primeiro encontro com o bebê acontecerá na ultrassonografia entre a semana 11 e 13. Ao longo da gravidez são realizadas pelo menos três ultrassonografias, mas o obstetra pode solicitar mais revisões caso considere necessário. Não existe menstruação durante a gravidez, portanto durante a gestação os sangramentos devem ser comunicados ao obstetra o mais rápido possível, pois apesar de 30% das mulheres apresentarem sangramento durante algum momento, sempre é preciso identificar sua causa e fazer o acompanhamento de eventuais riscos que possam comprometer a gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo