BrasilGeral

Dois remédios contra covid-19 são aprovados pela OMS

Medicamentos já têm aval da ANVISA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso de dois remédios contra covid-19. A indicação da OMS, que ocorreu na quinta-feira 13, foi publicada em uma matéria da revista científica The BMJ.

Os remédios indicados são: 1) baricitinibe, para o tratamento de artrite reumatoide; 2) o anticorpo monoclonal sotrovimabe, que imita a capacidade do sistema imunológico de combater vírus.

Ambos já têm o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O uso do baricitinibe é recomendado apenas para pacientes com covid-19 em estado grave ou crítico. Ele precisa ser administrado com corticosteroides — medicamentos com ação anti-inflamatória. O baricitinibe, porém, é contraindicado para mulheres grávidas.

Esse medicamento entrou para a lista de recomendações da OMS depois que os especialistas da agência internacional encontraram evidências da sua eficácia em testes. “Ele melhorou a sobrevida e reduziu a necessidade de ventilação, sem aumento observado nos efeitos adversos”, informou a OMS.

Já o sotrovimabe não é indicado para pacientes graves, mas para as pessoas com maior possibilidade de serem internadas. O medicamento não possui contraindicações. “As recomendações de hoje são baseadas em novas evidências de sete ensaios envolvendo mais de 4 mil pacientes com quadros de covid-19 não grave, grave e crítica”, salientou a OMS.

Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo