Cotidiano

Dispositivo inteligente pode acabar com injeções de insulina em diabéticos

sdfkjslkgjnsdlkgUma novidade vinda da Universidade da Carolina do Norte pode fazer com que as dolorosas injeções de insulina tornem-se coisas do passado para milhões de pessoas que sofrem de diabetes no mundo. Os pesquisadores da universidade criaram um “dispositivo inteligente de insulina” que detecta o aumento nos níveis de glicose no sangue e secreta doses de insulina na corrente sanguínea quando necessário.
 
A novidade, que é se assemelha a um quadrado fino do tamanho de uma moeda de um centavo, é coberta com mais de cem agulhas minúsculas, cada uma do tamanho de um cílio. Elas possuem unidades microscópicas de insulina e enzimas com sensor de glicose que rapidamente liberam seu conteúdo quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito altos. O estudo, publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas), considerou que o dispositivo indolor poderia baixar a glicose no sangue de camundongos portadores da diabetes tipo 1 por até nove horas.
 
Apesar da eficácia do dispositivo com os animais, testes em seres humanos ainda precisão ser realizados antes que ele seja administrado em diabéticos. No entanto, a abordagem mostra uma grande promessa, segundo o Gu Zhen, coautor do estudo e professor do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade. “Nós projetamos um dispositivo para diabetes que trabalha rápido, é fácil de usar, e é feito de materiais biocompatíveis, não tóxicos”, explicou. “Todo o sistema pode ser personalizado para dar conta do peso de um diabético e sua sensibilidade à insulina. Por isso, queremos deixar o dispositivo ainda mais inteligente”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo