Cotidiano

‘Desafio dos 10 anos’ proposto no Facebook por ser uma jogada

Um novo viral tomou conta do Facebook nos últimos dias, diversas pessoas entraram na onda e compartilharam fotos de 2009 e 2019, revelando o antes e o depois, no chamado ‘Desafio de 10 anos’.

Nos últimos anos a maior rede social do mundo, foi acusada de fornecer dados de forma irregular para terceiros e enfrentou invasões, que colocaram em risco informações pessoais de usuários.

Especialistas dizem que o ‘Desafio dos 10 anos’ pode não ser uma simples brincadeira e sim mais uma jogada de Mark Zuckerberg, segundo Amy Webb, professora da Escola de Negócios da Universidade de Nova York (EUA), a rede social pode estar coletando dados de forma desfaçada para otimizar seus robôs: “É a oportunidade perfeita para o aprendizado das máquinas. Ele [o desafio] apresentou ao Facebook uma oportunidade tremenda de aprender, treinar seus sistemas para reconhecer melhor pequenas mudanças nas aparências dos usuários”, disse ela.

A especialista em estratégias digitais Kate O’Neill, através de um artigo publicado na revista Wired, apontou que a brincadeira pode se tornar útil para muitas empresas, pois facilita o trabalho dos algoritmos, pois ao ficar lado a lado as fotografias facilitam o reconhecimento.

Procurado, o Facebook negou participação no viral: “Este é um meme gerado pelo usuário e se tornou viral por conta própria. … “O Facebook não ganha nada com esse meme (além de lembranças sobre as tendências questionáveis ​​da moda de 2009). Como lembrete, os usuários do Facebook podem optar por ativar ou desativar o reconhecimento facial a qualquer momento”. Declarou a gigante da web controladora também do Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo