Política

Deputado confirma desejo de Lula de que PT abra mão de candidatura a governador da Bahia

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) confirmou nesta segunda-feira (30), em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o PT da Bahia abra mão de candidatura a governador do Estado e priorize a eleição para o Senado.

“Lula até acha que na Bahia temos que abrir lá. Só para vocês terem ideia. Lula considera que a prioridade é a eleição presidencial, eleger deputados federais e senadores. Está priorizando isso. Isso é muito importante, porque senão a gente não consegue evitar os prováveis futuros golpes”, disse o parlamentar.

Neste cenário, o atual governador Rui Costa deixaria o mandato no meio do caminho para ser postulante à Câmara alta do Congresso Nacional. Jaques Wagner (PT) permaneceria senador e Otto Alencar (PSD) se lançaria a candidato ao Palácio de Ondina.

Para Guimarães, o governador do Ceará, Camilo Santana, também precisa ser candidato ao Senado Federal ano que vem. “Na hora que o presidente se elege ele tem os governadores que quiser, porque a República é assim. Agora, Congresso, não”, completou.

Na Bahia, no entanto, o ex-presidente Lula deu acenos de que apoia a reeleição do senador Otto Alencar (PSD) e a eleição de Jaques Wagner (PT) para o governo baiano.

Apesar de confirmar o desejo de Lula, o deputado cearense disse que “o partido na Bahia vai debater” sobre o assunto. “Estou abrindo para as possibilidades. Pois temos uma centralidade: eleger senadores e deputados federais, senão não governa”, opinou.

Bnews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo