Cotidiano

De setembro para outubro, produção industrial baiana cresce 0,9%

Nessa comparação, a indústria da Bahia teve o terceiro resultado positivo consecutivo e ficou ligeiramente acima da média nacional (0,8%).

Em outubro, a produção industrial da Bahia cresceu 0,9% frente ao mês anterior, descontados os efeitos sazonais. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo nessa comparação (já havia registrado altas de 0,7% em agosto e 4,4% em setembro) e o primeiro outubro de avanço depois de dois anos em queda (-0,4% em 2018 e -5,5% em 2017).

O desempenho da atividade fabril no estado, de setembro para outubro, foi ainda ligeiramente superior à média nacional (0,8%) e acompanhou o movimento de alta verificado em 7 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE.

Nesse confronto, os melhores resultados foram registrados em Goiás (4,0%) e Amazonas (2,3%); e os piores, em Pará (-1,3%) e Espírito Santo (-8,1%).

Apesar do resultado positivo na passagem de setembro para outubro deste ano, frente a outubro de 2018, a produção industrial baiana seguiu em queda (-1,7%). Foi o quinto resultado negativo nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior, com um discreto aumento de ritmo de queda frente ao registrado em setembro (-1,6%).

No confronto com outubro de 2018, o desempenho da indústria baiana foi pior que a média nacional (1,0%) e acompanhou as quedas verificadas em 8 dos 15 locais pesquisados. Minas Gerais (-3,9%) e Espírito Santo (-22,5%) apresentaram os piores resultados, enquanto Goiás (11,2%) e Paraná (9,4%) tiveram as maiores altas.

Com o desempenho do mês de outubro, a produção industrial na Bahia segue em queda tanto no acumulado no ano de 2019, frente ao mesmo período de 2018 (-2,8%), quanto no acumulado em 12 meses (-2,3%). Em ambos os casos, são resultados abaixo da média nacional (-1,1% no acumulado em 2019 e -1,3% nos 12 meses).

O quadro a seguir mostra as variações da produção industrial brasileira e regional em outubro de 2019.

0?ui=2&ik=c34ba958f0&attid=0.0

Com maiores quedas, outros produtos químicos (-14,1%) e celulose/papel (-12,7%) foram os que mais puxaram a indústria baiana para baixo

A queda de 1,7% na produção industrial da Bahia, na comparação com outubro de 2018, foi consequência do desempenho negativo tanto da indústria extrativa (-1,9%) quanto da indústria de transformação (-1,7%). Foi também resultado de recuos em 6 dos 11 segmentos da indústria de transformação pesquisados separadamente no estado.

Com as retrações mais expressivas do mês, a fabricação de outros produtos químicos (-14,1%) e a fabricação de celulose, papel e produtos de papel (-12,7%) foram também as atividades que mais contribuíram para o desempenho negativo da indústria baiana em geral.

O segmento de outros químicos é o segundo mais importante na estrutura da produção industrial do estado e está em queda ininterrupta há um ano (desde novembro de 2018). Tem também o pior desempenho no acumulado neste ano de 2019 (-14,4%). Já o setor de celulose/papel recua seguidamente desde junho e acumula retração de 8,8% no ano.

Por outro lado, dentre os cinco segmentos da indústria de transformação com alta de produção em outubro na Bahia, os destaques, em termos de contribuição positiva no resultado geral, foram, respectivamente, para a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (7,6%) e para a fabricação de bebidas (19,5%).

O segmento de derivados de petróleo é o mais importante na estrutura da indústria no estado e teve o terceiro resultado positivo consecutivo, puxado pelo aumento na produção de óleos combustíveis e querosene de aviação.

Já a produção de bebidas foi a atividade com maior aumento de produção na Bahia, em outubro, e é o principal destaque positivo da indústria do estado no ano de 2019, com alta acumulada de 16,2%. O segmento cresce há 11 meses (desde dezembro de 2018) e foi puxado, em outubro, pelas maiores fabricações de cerveja/chope e água mineral.

0?ui=2&ik=c34ba958f0&attid=0.0

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios