Cidades

Conselho Municipal de Saúde realizou reunião ordinária do mês de julho em Sapeaçu

20150710170810O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Sapeaçu realizou na tarde desta sexta-feira (10), no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Sampaio Brito mais uma reunião ordinária.

A pauta discutida foi a apreciação do Regimento da IV Conferência Municipal de Saúde, que acontece na próxima terça-feira (14) no Colégio Municipal de Sapeaçu e a apresentação do Plano Municipal de saúde 2014-2017.

No que ocorrer foi discutido como os profissionais das Unidades de Saúde da Família podem garantir melhor atendimento aos usuários dentro da sua jornada de trabalho; o papel do conselheiro; a reativação das reuniões dos funcionários das USF e a realização de visita dos conselheiros para avaliação dos serviços de saúde.

Ainda foi discutida a recomendação do Ministério Público Federal quanto à implantação do ponto eletrônico para médicos e odontólogos  nas USB.

Durante todo o ano, o CMS se reúne pelo menos uma vez ao mês no auditório do PSF Antônio Sampaio Brito. As próximas reuniões estão agendadas para 07 de agosto, 04 de setembro, 02 de outubro ,  06 de novembro e 04 de dezembro, sempre a partir das 14 horas.

PSF Antônio Sampaio Brito e Parque das Laranjeiras criam propostas para melhoria do SUS

Em Sapeaçu, o processo de preparação da IV Conferência Municipal de Saúde, que acontece na próxima terça-feira, 14 de julho no Colégio Municipal, está de vento em popa. Durante essa semana foram realizadas Plenárias Populares de Saúde, espaços marcados pela mobilização social, reflexão acerca dos avanços, desafios e prioridades necessárias para  o aprimoramento do SUS.

Assim, as equipes de Saúde da Família Antônio Sampaio Brito e Parque das Laranjeiras realizaram na tarde desta quinta-feira (08), uma Plenária Popular que buscou soluções para os desafios enfrentados no atendimento, trabalho, e na gestão em saúde.

Participaram do evento as enfermeiras Acilene Novaes, Carine Ferreira, Carla Costa e Rafaela Lopes, o Médico Ronaldo Barreto, além de funcionários da saúde, representantes da gestão municipal e os usuários do SUS.

Como nas demais Plenárias, os participantes elaboraram propostas para serem apresentadas na IV Conferência Municipal de Saúde. Veja as propostas:

1. – Criar um polo de atendimento a pacientes oncológico na região do Recôncavo Sul, a fim de diminuir os fluxos e peregrinação desses pacientes para os grandes centros.

2. – Sensibilizar e garantir acessos aos pacientes portadores de doença renal crônica para realização de diálise peritoneal para diminuir o fluxo para os grandes centros.

3. – Realizar cursos de acolhimento pedagógico para profissionais da atenção básica, no que se refere à atenção a portador de doença renal crônica do seu território.

4. – Regularizar e garantir acesso a exames específicos para saúde do homem, bem como fortalecer a política de saúde do homem no que se refere à praticidade na atenção básica.

5. – Implantar serviços de triagem com classificação de risco na unidade hospitalar.

6. – Aumentar o financiamento de especialista de acordo com o perfil epidemiológico do território, a fim de minimizar os desafios encontrados no serviço de regulação.

7. – Criar mecanismo de sensibilização da comunidade, por meio de ações educativas, divulgações, implementação na comunidade escolar referente à saúde da população, para que aqueles que têm uma real necessidade de atenção à média e alta complexidade tem esse acesso garantia.

8. – Implementar no currículo da educação infantil disciplinas referente a educação no transito, visando minimizar os acidentes de trânsito.

9. – Expandir a pactuação reguladora no âmbito intermunicipal e estadual.

10. – Institucionalizar nas unidades de saúde reuniões semestrais com os lideres de comunidade para discutir as melhorias e traçar estratégias para uma atenção à saúde mais próxima a realidade da população.

11. – Implantar o serviço de ouvidoria no município.

Delegados eleitos na Plenária:

José Cajado (usuário)

Elias Sena (usuário)

Dr. Lacerda Carvalho (trabalhador)

Ademilce Cavalcante (gestão)

ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo