Cotidiano

Conheça recursos e ferramentas que podem garantir a segurança do seu site

Quem tem uma loja física, seja ela um grande estabelecimento em um shopping center ou até mesmo uma “vendinha” na garagem de casa, prioriza a segurança do ambiente, certo?

Dessa forma, o mesmo vale para quem tem um site, especialmente se esse site é um e-commerce ou uma pequena loja virtual que lida com transações financeiras. 

A presença de hackers hábeis em burlar códigos e roubar dados importantes é um empecilho para qualquer um que investe no comércio online, bem como é um problema também para sites de bancos e demais instituições financeiras.

O fato é que as pessoas querem se sentir seguras também no ambiente virtual. Sendo assim, quando o assunto é proteção de sites, inclusive de lojas online, adquirir um certificado SSL já é um bom começo.

Esse certificado, por meio de um cadeado no canto superior do site, mostra para o cliente que ele pode ficar tranquilo ao digitar as suas senhas e dados financeiros na hora de comprar um produto.

Não é à toa que o certificado SSL em um e-commerce se tornou sinônimo de qualidade no atendimento e, convenhamos, atendimento bem feito é garantia de cliente satisfeito tanto em uma loja física quanto em uma virtual.

Como garantir a segurança do seu site

Não há dúvidas de que o certificado SSL é importante e deve estar no radar de qualquer um que tenha um projeto online. Porém, é interessante também conhecer outras ferramentas e recursos que garantem a segurança de um site.

Diante disso, vale estar atento para alguns exemplos bem interessantes que serão muito úteis para o seu empreendimento. Confira alguns deles a seguir. 

Tenha senhas fortes e sempre que possíveis atualize-as

Esse recurso faz parte do “feijão com arroz” da proteção dos sites e sempre gera bons resultados. 

Uma boa senha deve ser composta por uma mistura de números, de letras e de caracteres bem específicos. Não é uma boa ideia utilizar algum tipo de informação óbvia demais.  

Isso vai facilitar a ação de invasores e compromete a segurança do seu site. Sendo assim, nada de senhas como o nome de alguém da sua família ou datas de aniversário.

Tenha certeza também de usar senhas distintas para acessar o seu site, o painel de sua hospedagem, além de outros campos. Inclusive, procure saber se as outras pessoas que possuem acesso ao seu site estão tomando as devidas precauções.

Outro detalhe bem importante: é interessante atualizar a senha a cada seis meses, pelo menos.

Atualize sempre os seus softwares

Além do cuidado com as senhas, não deixe de lado a atualização dos softwares. Procure saber com frequência se existem atualizações disponíveis em seus plugins e em sua plataforma, como o WordPress, por exemplo. 

Não despreze a importância dos Backups

Prevenção é bom em várias coisas na nossa vida, inclusive quando o assunto é segurança do seu site ou da sua loja virtual. 

Se alguma falha ocorrer, será chato você ficar empenhado na tarefa de construir o seu site de novo a partir do zero, não é mesmo? Pense no tempo gasto e também na cara de insatisfação dos seus clientes.

Por essa razão, é bom se certificar de fazer um backup do seu site com mais frequência. Lembre-se também que, falando em backups, as boas empresas de web hosting disponibilizam em seus melhores planos de hospedagem a realização de Backups.

Atenção para a permissão dos usuários

Você sabe ao todo quantas pessoas estão liberadas para acessar ao seu site? É comum que muitas empresas disponibilizem o acesso a uma quantidade considerável de funcionários para efetuar as alterações do site. 

Sendo assim, a lógica é simples: quanto mais pessoas podem ter acesso, mais vulnerável o site pode ficar, pois a movimentação nele é bastante intensa e muitas vezes sem controle.

Desse modo, é sempre bom lembrar que nem todo mundo que atualiza o site deve ter o mesmo nível de acesso. Se você utilizar todas as suas permissões com sabedoria, é possível evitar possíveis problemas relacionados a isso.

Tenha um SiteLock

SiteLock consiste em uma ferramenta que age na codificação das páginas. É importante saber que de acordo com o plano contratado, essa ferramenta realiza análises, aponta e, inclusive, elimina possíveis vulnerabilidades no site.

O SiteLock é adequado para realizar a proteção contra aquelas ameaças do tipo malware, bem como evita que hackers utilizem o seu site para efetuar a distribuição de softwares infectados para os clientes.

O funcionamento dessa ferramenta é bem interessante: com o intuito de garantir a segurança constante do site, o SiteLock faz uma comparação de todos os arquivos e aplicativos presentes no site com os padrões de programação. 

Caso seja detectada algo suspeito capaz de comprometer a segurança e o bom desempenho do seu site, tais como um malware ou vírus, você será alertado via e-mail e terá uma visualização de todas as páginas infectadas no painel de administração do SiteLock.

Conclusão

A segurança em um site é um requisito ideal, não importa se é um e-commerce ou um site institucional de uma empresa. O fato é que segurança digital é imprescindível em qualquer projeto web. 

Portanto, para garantir que o seu projeto online esteja sempre à disposição dos seus clientes e livre de ameaças, siga as dicas apresentadas. Lembre-se que proteção também é indício de profissionalismo e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo