Cotidiano

Conheça os deslizes do juiz Sérgio Moro, segundo colunista

SERGIO MORO - DEDO EM RISTEO juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, parecia estar fazendo um trabalho indefectível, pela sua rigorosidade, agilidade e discrição, além de aparente ausência de motivações políticas. Entretanto, segundo o colunista Rafael Rodrigues, do site Huffpost Brasil, algumas dessas características começaram a se tornar frágeis. 

1. Precisão 

Moro autorizou a condução coercitiva do ex-presidente Lula para depor à Polícia Federal, realizada no dia 04 de março. Tal ação é usada quando o convocado a depor não comparece perante as autoridades (artigo 201 do Código de Processo Penal).

Acontece é que o ex-presidente já havia prestado depoimento à PF em três oportunidades, uma delas no início deste ano. Agendou-se o horário e o ex-presidente compareceu, sem a necessidade de conduzi-lo coercitivamente.

2. Discrição 

O juiz Moro afirmou diversas vezes que só se manifesta pelos autos dos processos, porém, durante as manifestações do dia 13 de março que pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff, ele divulgou uma nota se dizendo “tocado” pelo apoio que os manifestantes prestaram a ele e à operação Lava Jato.

“Importante que as autoridades eleitas e os partidos ouçam a voz das ruas”, causou estranhamento o fato de ele se retratar com tamanha rapidez.

3. Ausência de motivações políticas 

O caso mais grave ocorreu em 16 de março, quando o juiz levantou o sigilo de gravações feitas, através de grampos autorizados pela justiça, em telefones usados pelo ex-presidente Lula.

A suspensão do sigilo dessas gravações é fato gravíssimo, porque agentes públicos com foro privilegiado não estão sob a jurisprudência do juiz, já que nas conversas gravadas ouviam-se membros abrangidos pelo foro.

Tais diálogos deveriam ser remetidos, sob sigilo, ao STF, e a reação do juiz Moro de divulgar o conteúdo das gravações continua sendo largamente questionada no meio jurídico.

Em poucos dias, o juiz Sérgio Moro conseguiu inflamar ainda mais os que são contra e a favor do governo. Ele pode ter, inclusive, prejudicado substancialmente a operação Lava Jato.

Leia mais

Apesar de rejeição de 57%, pesquisa aponta Lula como melhor presidente

Ministro da Justiça alerta que trocará equipe da PF se houver vazamento

Rodrigo Janot afirma que Ministério Público tem ‘couro grosso’

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios