NEWS

Conheça os benefícios do óleo de melaleuca

A Melaleuca, também conhecida como árvore do chá, é uma árvore nativa da Austrália, com casca fina e folhas alongadas, que pode atingir cerca de 7 metros de altura. A sua importância está relacionada à utilização do óleo, que é produzido a partir das folhas, de onde são obtidos óleos essenciais com importantes propriedades.

O óleo retirado da árvore apresenta propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, que lhe atribuem inúmeros benefícios. Com tantas vantagens, as indicações de uso também são muitas e variadas. Além de ser usado puro, a essência de melaleuca pode ser misturada a outros óleos vegetais, ao creme corporal, à base para unhas, à argila e à máscara capilar.

Confira alguns dos principais benefícios do óleo e como utilizá-lo no seu dia a dia:

Antisséptico

Devido às suas propriedades bactericidas, o óleo de melaleuca é bastante eficaz na eliminação de bactérias como E. coli, S. pneumoniae, H. influenzae, S. aureus ou outras bactérias que podem causar infecções através de feridas abertas. Além disso, também vai acelerar a cicatrização e reduzir a inflamação.

Como usar:

Para desinfetar uma ferida por exemplo, depois de lavar com água e sabão, pode-se misturar uma gota de óleo de melaleuca a uma colher de sopa de óleo de amêndoa e aplicar uma pequena quantidade desta mistura na ferida e cobrir com um curativo. Pode-se repetir este procedimento uma a duas vezes por dia até à cicatrização completa.

Melhora a acne

A acne é o grande problema de muitos jovens e adultos que acabam buscando remédios muito fortes para o tratamento. A melaleuca reduz a acne devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e tem capacidade para inibir o crescimento de bactérias, como é o caso da Propionibacterium acnes, a bactéria causadora da acne.

Como usar:

Para usufruir das propriedades deste óleo pode-se usar um gel ou um fluído com melaleuca na composição, ou misturar 1 mL de óleo de melaleuca em 9 mL de água e aplicar a mistura nas regiões afetadas, 1 a 2 vezes ao dia.

Repele os insetos

Este óleo pode também ser usado como repelente de insetos, podendo ser ainda mais eficaz que os produtos de farmácia que têm DEET na sua composição. Além disso, pode ser usado para impedir a infestação por piolhos ou para ajudar na sua eliminação, além de aliviar a coceira provocada por estes parasitas.

Como usar:

Para os piolhos, pode-se adicionar cerca de 15 a 20 gotas de óleo de melaleuca no shampoo habitual ou aplicar o óleo diluído diretamente no couro cabeludo, fazendo suaves massagens com as pontas dos dedos.

Para afastar outros insetos pode-se fazer um spray misturando óleo de melaleuca com outros óleos essenciais, como citronela por exemplo e diluir em óleo de amêndoa.

Anti-caspa

O óleo de melaleuca é bastante eficaz no tratamento da caspa, melhorando a aparência do couro cabeludo e acalmando também a coceira.

Como usar:

Existem shampoos na farmácia que têm óleo de melaleuca na composição que podem ser usados diariamente. Além disso, podem também ser adicionadas umas gotas deste óleo a um shampoo regular e usar sempre que se lava os cabelos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios