Cotidiano

Concursos públicos: quando e como iniciar a preparação?

Não existe um período exato para iniciar os estudos para concursos públicos. O planejamento de estudos depende dos objetivos, tempo disponível e outras situações.

É comum que as pessoas mencionem duas formas de preparação: pré-edital e pós-edital.

A grande diferença entre elas é o tempo disponível para os estudos, na preparação com editais publicados, os concurseiros têm períodos exatos até a data prova.

Já a preparação que tem início antes da publicação do edital de abertura, em geral, proporciona um maior tempo de estudos.

Para explicar melhor, um exemplo prático. Supondo que um concurseiro iniciou os estudos em dezembro de 2021 e tem interesse em duas seleções: da Receita Federal e concurso CGU.

O tempo e a forma de estudos para o certame da Controladoria-Geral União será reduzido já que o edital foi publicado no final do ano passado.

Dicas de como estudar nos dois  períodos

Iniciar os estudos antes da publicação do edital pode ser uma excelente tática para ter mais tempo para passar pelo conteúdo programático.

Uma das técnicas utilizadas nesse período é a de analisar os últimos editais e montar o plano de estudos com base nos conteúdos cobrados nas seleções anteriores.

Além disso, o candidato poderá entender quais as prováveis etapas deverão cumprir e, caso a banca organizadora seja a mesma, será válido para entender qual o estilo e treinar por questões já aplicadas.

E se a preparação iniciar após a publicação do edital? Nesse caso você já terá um tempo preestabelecido até a data da prova.

Um dos pontos positivos é ter a certeza sobre quais os conteúdos serão cobrados, além de ter um direcionamento certeiro sobre qual é a banca organizadora e estudar de forma direcionada.

Em ambas situações, os concurseiros poderão utilizar diversas técnicas de estudos, tais como:

  • Fazer a resolução de provas anteriores do cargo desejado ou similares;
  • Assistir videoaulas;
  • Estudar por conteúdos teóricos escritos;
  • Resolver questões da banca do próximo concurso público ou da última seleção;
  • Fazer caderno de revisões

Diversas técnicas mencionadas acima possuem conteúdos gratuitos disponibilizados na online. É importante que o concurseiro busque por conteúdos para o cargo escolhido, mas não deixe de coletar materiais de certames semelhantes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios