CotidianoEconomia

Como verificar corretamente as condições de um imóvel para alugar em Salvador

Quando os inquilinos estão entrando ou saindo de uma propriedade, é essencial que se faça uma lista de verificação da condição de aluguel para garantir que locador e o inquilino estejam totalmente cientes das condições de entrega propriedade no início e no fechamento de um contrato.

Afinal, os inquilinos não querem correr o risco de serem responsabilizados pelos danos que não causaram. Os danos deixados para trás pelos inquilinos podem acabar custando dinheiro, e esses danos podem estar em áreas ocultas que você pode esquecer de verificar antes de liberar o depósito.

Assim, ao usar uma lista de verificação de condições de entrega de um imóvel, você pode proteger sua empresa e resolver problemas em potencial mais rapidamente. Com base nestes dados, este post apresenta detalhes do que precisa saber para verificar corretamente as condições de um imóvel como casa ou apartamento para alugar em Salvador e em qualquer outra cidade brasileira. Confira!

1. Tenha tudo documentado

Vale para locadores e locatários! Tenham tudo documentado. Proprietários tendem a acreditar que podem fazer uma rápida revisão com os olhos para saber se a propriedade foi mantida em boas condições durante um período de aluguel ou não. Embora possa ser verdade que alguns danos serão óbvios aos olhos, apenas ver um imóvel rapidamente nem sempre é suficiente.

Existem algumas razões principais pelas quais é importante que se documente completamente a condição de uma propriedade antes e depois da residência de um inquilino, o que pode evitar muita dor de cabeça.

A melhor forma para isso é reunir uma documentação adequada relatando as condições de todos os itens. Isso ajuda bastante a resolver situações se houver um problema de responsabilidade por problemas de avarias no imóvel ou itens deixados nele pelo proprietário na hora de alugar.

Se você é proprietário, lembre-se que fazer os inquilinos assinarem o antes e o depois mantém todos felizes enquanto você trabalha com uma boa comunicação com sua clientela. Afinal, sua memória pode falhar, mas sua documentação não. Se você tiver tudo por escrito e fotografado, será fácil comparar o antes e o depois sem nenhuma falta de verdade.

2. Itens a se incluir em uma lista de condições de imóveis para aluguel

Em poucas palavras, há muitas coisas que você precisa incluir em uma lista de verificação de propriedades de aluguel antes de fechar um contrato com um proprietário ou imobiliárias em Salvador. Se você está alugando um imóvel mobiliado, sua lista pode parecer o triplo.

Mas não deixe que o pensamento de trabalho que terá para documentar tudo isso o domine, pois é algo muito importante.  Em vez disso, lembre-se de que sua documentação serve a um propósito importante para proteger o interesse do proprietário e do inquilino, de maneira transparente. O quanto mais isso for completo, você se salvará de futuras dores de cabeça.

3. Como conduzir uma inspeção bem-sucedida de aluguel?

É importante que você saiba como fazer um ótimo passo a passo para garantir o sucesso de verificar as condições de um imóvel antes e depois de estabelecer um contrato de locação. Acompanhe algumas dicas:

  • Verifique se você está pronto para tirar boas fotos. Os telefones com câmera serão suficientes, mas você deve instalar um aplicativo com registro de data e hora e carimbo de localização em suas fotos;
  • Encontre o inquilino para fazer a inspeção de entrada ou saída. Percorra a sala de propriedade por sala e documente tudo incluído na lista de verificação;
  • Se você descobrir que perdeu algo na lista de verificação, tire uma foto e adicione-a à lista. Ao tirar fotos, siga uma ordem consistente e lógica. Se você esqueceu alguma coisa e voltou a buscá-la, tome nota disso;
  • Tire fotos dos manuais de produtos que estarão no imóvel e dos números de série de cada dispositivo;
  • Faça vídeos para demonstrar que algo está funcionando corretamente (por exemplo, um ralo de pia ou aquecedor);
  • Pegue uma documentação escrita para explicar os danos presentes, estejam eles antes de um inquilino se mudar ou depois de se mudar;
  • Anote se você reparará o item ou não antes de iniciar ou finalizar um contrato;
  • Ambas as partes devem assinar o documento de vistoria.

Muitos proprietários optam por manter a documentação das inspeções de entrada e saída em um documento ou arquivo. Isso facilita a comparação da condição de antes para depois, sem a necessidade de pesquisar vários documentos. Organize-se para isso! Vale à pena ter salvo tudo digitalmente, pois isso evita perder papelada caso o período de locação seja extenso!

4. Proprietário: prepare-se para o pior, mas seja flexível

Como proprietário, você nunca quer assumir que um inquilino irá danificar sua propriedade. Mas no jogo imobiliário, você de manter a mentalidade “melhor prevenir do que remediar”.

Completar a documentação completa usando as condições reais de propriedades de aluguel é a chave para seu sucesso futuro, especialmente se você deseja alugar imóveis de temporada em Salvador, uma vez que é uma cidade acentuadamente repleta de presença turística.  Em caso de aluguel por um período mais longo, vale à pena documentar um contrato em cartório.

Portanto, não esqueça destes pontos importantes: conclua as inspeções de entrada e saída com seu inquilino. Certifique-se de que você assine toda a documentação. Use um aplicativo de câmera com telefone que permita a impressão de data e hora de suas fotos e faça o inquilino assinar tudo. Caso na hora da entrega do imóvel algo esteja avariado, discuta isso de maneira flexível, permitindo a substituição por produtos semelhantes ou mesmo o reparo dos mesmos num prazo estipulado entre as partes.

Em linhas gerais, não existe algo muito minucioso durante uma inspeção de imóveis de aluguel. Contudo, seguindo essas dicas, você terá uma melhor possibilidade de documentar tudo o que está contido no local e poder requerer ou analisar procedimentos de condições de entrega de mobílias, eletrodomésticos e outros itens deixados no ambiente.

Agora que você aprendeu a verificar corretamente as condições de um imóvel para alugar e ter tudo devidamente estabelecido, aproveite para compartilhar estas informações em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar