CotidianoTecnologia

Como reagir com calma se você sofre um acidente de trânsito

Sofrer um acidente de carro é, com certeza, uma experiência horrível e muito traumática, anto seja com Jeep seminovos ou com um carro compacto, um 4×4 ou uma picape. Um acidente produz tanto medo, que é difícil poder reagir e saber o que fazer depois do acontecido. Mas é fundamental agir com rapidez para ter, em primeira instancia, a certeza que todas as pessoas envolvidas estejam bem.

Saber como agir depois de ter sofrido um acidente com o seu carro, por exemplo, um Jeep seminovos, é muito importante, inclusive, para ficar protegido diante de qualquer processo legal e que você possa ser compensado corretamente por causa de qualquer tipo de lesão e / ou dano ao seu carro.

É evidente que ninguém quer sofrer um acidente de trânsito. Dirigir pelas estradas do Brasil rumo a um destino maravilhoso para passar férias inesquecíveis. O seu seminovos Jeep ou o carro que estiver dirigindo com a sua música favorita tocando, você feliz e, de repente, acontece o inesperado: uma batida. O que fazer nessa hora?

Ações após um acidente

  1. Em primeiro lugar, manter a calma, se tranquilizar. Após um acidente, é obvio que você sentirá medo, dor, nervos, culpa ou uma mistura disso tudo. Agora bem, quanto mais tranquilo você ficar, melhor vai conseguir lidar com o que aconteceu. Respire com calma, conte até dez. As suas pulsações devem se normalizar. Só mantendo a calma é que você conseguirá se estabilizar e enfrentar o acontecido.
  • Permaneça no lugar do acidente. Se você for embora, tenha sido o responsável pelo acontecido ou não, isso não importa, porque você poderia sofrer ações legais por abandono. Acontece que talvez haja alguma pessoa ferida como consequência da batida e, segundo o grau de gravidade das lesões, se você for embora de imediato, poderá sofrer uma penalidade grave. Inclusive, se você abandonar a cena do acidente, mesmo não existindo danos menores, poderá ter a sua carteira de motorista suspensa.
  • Dirigindo carros seminovos Jeep ou qualquer outro veículo e tendo sofrido um acidente, o que deve ser feito após se tranquilizar, é avaliar se você e as outras pessoas que estão no seu carro e nos outros carros envolvidos na situação sofreram alguma lesão ou ferimentos graves. Se algum dos veículos não estiver pegando fogo ou se a pessoa ferida não estiver em uma posição perigosa (por exemplo, no meio da estrada onde passam outros veículos), não mexa nela até a ambulância chegar.
  • Ligue para a polícia imediatamente. Ainda que tenha sido um acidente leve, sem grandes consequências, sempre é indicado ligar para a polícia. Só assim você terá um registro oficial do acontecimento e será essa a sua proteção legal diante de qualquer demanda que possa receber dos outros envolvidos no acidente, mesmo não tendo sido você a pessoa responsável pelo que aconteceu. Lembre-se que a polícia também pode solicitar ajuda se houver pessoas com lesões que precisem de atendimento médico.
  • Nessa ligação para a polícia, o atendente de emergências poderá lhe dar instruções sobre o que fazer até a polícia e a ambulância chegar e isso é muito importante se houve alguém muito ferido.
  • Solicite a denúncia policial, porque isso será fundamental para poder apresentar na sua companhia de seguros.
  • Se for possível, se você estiver em condições de dirigir e se o seu carro não tiver sofrido nada de muito grave, movimente o veículo até o lado do caminho ou em um lugar afastado do trânsito. Isso só lhe dará maior segurança para poder continuar com as ações pertinentes até a polícia chegar.
  • No caso de não poder movimentar o seu veículo, ligue as luzes de emergência e, se puder, coloque os cones. Fundamentalmente se o carro ficou no meu da estrada, faça de tudo para alertar aos outros carros que estejam passando por lá. Alertar sobre um veículo parado no meio da estrada dará segurança a todos, evitando um segundo acidente.
  • Se depois da batida você sentir um forte cheiro a gasolina, saia imediatamente do carro, mas sempre com muito cuidado para não ser atropelado por outro veículo. O cheiro de combustível pode indicar que há um vazamento que poderia provocar uma explosão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo