Saúde

Como controlar a cólica sem tomar remédios

Poucas mulheres tem a sorte de não sentir dor devido as cólicas menstruais.

tpm colicaNinguém merece ficar de cama porque a menstruação desceu. Infelizmente, ainda hoje, muitas mulheres sofrem com cólicas fracas ou fortíssimas. Chamada também de dismenorreia, a cólica menstrual começa com o final do ciclo. Quando o óvulo não é fecundado, os níveis hormonais (do estrógeno e da progesterona) caem e inicia-se a descamação natural do endométrio.
 
Para que ele possa se descolar da parede do útero e ser expelido, o corpo se contrai. Quanto maior forem as contrações, maior será a dor. Mesmo que seja “normal” sentir cólica, ela não deve passar despercebida. “Doenças como a endometriose e os miomas também podem ser responsáveis pela dor”, alerta a ginecologista Rosa Maria Neme (SP).
 
Os sintomas dessas doenças são: dores fortes ou que acontecem muito antes da menstruação ou depois que ela termina. Se for o seu caso, procure já o médico. Agora, se sua cólica não passa de uma dorzinha, siga nossas dicas para melhorar a qualidade da sua vida “naqueles dias”.

Comidinhas e chás para combater a cólica

 
A nutricionista Fulvia Hazarabedian, da Bio Ritmo (SP), indica ômega 3, óleo de prímula, alimentos ricos em fibras e muita água para fazer o intestino funcionar e impedir a compressão do abdome. Chá de camomila e de erva-doce reduzem espasmos musculares e possuem ação anti-inflamatória. Evite bebidas com cafeína, refrigerantes e chocolates porque podem agravar o processo de contração.
Exercício analgésico 
Alongamento, ioga, caminhada ou passeios de bicicleta são exercícios indicados, pois são moderados. Essas atividades liberam endorfinas, que possuem propriedades analgésicas.
Veja mais
Sofre de endometriose? Aposte no exercício físico
Suco vermelho anti-TPM ameniza cólicas e reduz o desejo por doces
TPM pode ter mais de 200 sintomas: veja os principais
Atenção dobrada
Os anticoncepcionais tendem a melhorar as cólicas. Mas, cuidado, na endometriose a doença pode ser mascarada. Por isso, diante da cólica forte, o ginecologista deve ser consultado para indicar o tratamento adequado e evitar o diagnóstico tardio.
Santa água quente
Tanto o banho de chuveiro quanto a imersão em banheira com água quente podem estimular a vasodilatação das artérias que irrigam o endométrio. A bolsa de água quente também provoca essa dilatação no local, gerando a sensação de relaxamento e aliviando o desconforto.
Toque de alívio
Xi… a dorzinha chata pintou novamente? Faça o seguinte exercício de “acupressão” (que estimula os pontos de acupuntura com a pressão dos dedos). O massagista Dorcival Soares de Freitas, do Gilberto Cabeleireiros (SP), garante que em 70% dos casos ele alivia a dor. Mas, atenção: “Apertar a região da barriga ou das costas não é recomendado, pois pode aumentar o fluxo menstrual. O recomendado é pressionar dois pontos específicos na perna”, diz.
1. Aperte o ponto localizado três dedos abaixo do joelho (na parte carnuda) na lateral externa, ao lado da tíbia.
2. Pressione acima do tornozelo, na parte interna da perna, a quatro dedos acima do ossinho do tornozelo (aquele que fica à mostra).
Exercício: pressione um ponto de cada vez ou apenas um deles, entre 10 e 30 segundos (até a dor passar), ou faça 20 movimentos circulares com o dedo no ponto, no sentido horário. Fonte: MdeMulher.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios