CotidianoTecnologia

Como as fintechs estão revolucionando a vida das pessoas e dos negócios

As fintechs acenderam um novo ambiente tecnológico, conseguindo unir a área de tecnologia com a de finanças, popularizando o acesso a serviços financeiros e tornando os processos mais acessíveis. Por conta disso, há uma revolução em andamento no setor financeiro que estabeleceu uma nova ordem: a da otimização na vida das pessoas e das organizações.

Mas você deve estar se questionando como isso é possível, não é mesmo? Através desse artigo, levantaremos os pontos mais importantes a destacar sobre a grande revolução das fintechs, só basta continuar lendo o texto a seguir!

O que são fintechs?

Da junção das palavras em inglês financial – que significa financeiro – e technology – tecnologia em português, fintech vai muito além da abreviação dessas duas palavras. Na verdade, é utilizada para empresas ou startups que criam serviços financeiros apenas digitais, sendo que o uso da tecnologia é o maior diferencial em comparação a empresas do mesmo setor.

Você pode acessar esses produtos digitais através de um botão: do seu smartphone ou do seu notebook. Ou seja, não há necessidade de colocar o pé para fora de casa.

Como as fintechs estão revolucionando o mercado financeiro 

Por vivermos na era pós-digital, com um grande apelo à praticidade e à acessibilidade, as fintechs colocaram em cheque os velhos modelos de negócios e as instituições financeiras arcaicas. Por conta da alta necessidade dessa rapidez que consumidores e outras empresas necessitavam e continuam a precisar, as fintechs são as empresas que mais crescem no mundo inteiro.

E através de quais pontos as fintechs estão revolucionando o mercado?

Revolução digital                  

Por conta da velocidade que as prestações de serviços e a tecnologia vêm mudando, seria difícil não imaginar como serão os próximos anos: blockchain, biometria, inteligência artificial, entre outros, são apenas alguns dos métodos que podemos mencionar sobre essa revolução digital.

Em setores como os de investimentos, por exemplo, é possível notar cada vez mais, há uma ausência de barreiras. Outro fator são as plataformas de crowdfunding que abrem portas a todos aqueles que desejam investimentos diferenciados.

É importante ter em mente que as fintechs surgiram como uma inovação tecnológica: mudando totalmente a estrutura do mercado financeiro que, a partir de agora, para conseguir competir com os atuais panoramas do mundo, as inovações digitais são obrigatórias a serem compreendidas por quaisquer organizações.

Aplicações

A primeira fintech do mercado brasileiro foi a Nubank com seu cartão de crédito que não cobra taxa de anuidade. Depois dela, nasceram outros tipos de fintechs, tais como:

Cada uma delas possui aplicações específicas, de acordo com a categoria envolvida ao seu próprio negócio. Fazendo um apanhado geral, os serviços e negócios relacionados acima são produzidos digitalmente, com alta tecnologia de transmissão e instantâneo de dados.

Atendimento

Por meio de canais de comunicação digitais, o atendimento torna-se diferenciado para um público exigente e em constante transformação.  As plataformas de relacionamento das fintechs são, em sua maioria, mais humanizados que as demais empresas do mercado.

A interligação de pontos de contato, por meio de canais da internet, traz experiências únicas aos clientes das fintechs, com altas taxas de sucesso e avaliações positivas de seus clientes.

Como podem ajudar seu negócio

As fintechs possuem a vantagem de serem inovadoras e disruptivas em seu nicho de mercado, com a necessidade por serviços digitais de maneira rápida, segura e personalizada. Todos esses motivos acabam estimulando o movimento da utilização dessas ferramentas tecnológicas.

Além disso, elas podem ajudar o seu negócio através de serviços financeiros globalizados e instantâneos, com plataformas cada vez mais conectadas a realidade dos negócios. Isso ocorre desde a tomada de empréstimos até a aplicação de recursos, com menor custo, burocracia e muito menos morosidade.

Oportunidades

Com o aumento da gama de opções de serviços financeiros e a aproximação entre as partes interessadas, temos uma lista de empresas voltadas a negócios digitais muito lucrativos. Novas startups no ramo de pagamentos são a tendência de mercado, como, por exemplo: a Stone, o PagSeguro e a Ebanx.

Soluções

Aliando à tecnologia avançada e acesso ao dinheiro no mercado, encontraremos soluções financeiras como conta corrente sem tarifas, isenção de anuidades no cartão de crédito e empréstimos com juros mais baixos do que os bancos convencionais.

Outro ponto a favor é que naturalmente, as inovações das fintechs resultem em um investimento cada vez maior do setor financeiro em tecnologia de ponta, respeitando as normas legais de mercado e em suas práticas de concorrência.

Impacto das fintechs no mercado

O surgimento dessas novas organizações tecnológicas, mesmo com um mercado financeiro consolidado, implica em maiores oportunidades de negócio, facilitando as transações e a redução dos processos burocráticos.

A apresentação das fintechs no mercado brasileiro já se mostra bastante difundida nas diversas camadas da sociedade, com reconhecimento das inúmeras marcas nos lugares mais afastados do Brasil, acessíveis apenas pela digitalização desses serviços.

E você, o que considera mais impactante nas fintechs em nosso país? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo