Vitória da Conquista

Cobra de mais de 2m é resgatada pelo CETAS, em Vitória da Conquista

moradores já estavam desconfiados quanto à presença da serpente.

A equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou, na quarta-feira (2), o resgate de uma jiboia de cerca de 2 metros de comprimento no povoado da Gameleira. A serpente estava escondida na copa de uma árvore situada próxima a uma das fazendas da localidade.

Assim que avistaram o réptil, os moradores entraram em contato com a Defesa Civil que, por sua vez, acionou o Cetas para fazer o resgate. Os moradores já estavam desconfiados quanto à presença da cobra porque, segundo eles, algumas galinhas estavam desaparecendo de galinheiros próximos do local em que a serpente foi resgatada.

A jiboia, uma espécie não venenosa, se alimenta preferencialmente de mamíferos roedores de pequeno porte, mas pode também se alimentar de algumas aves, outros répteis e outros animais.

De acordo com o médico veterinário e coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo, que realizou a captura do animal com sua equipe, é comum o aparecimento de jiboias na região. “E como ela estava em boas condições de saúde, a devolvemos para seu habitat natural, distante das propriedades locais”, explicou o veterinário.

Caso você queira entregar um animal ao Cetas ou possua alguma informação de um que precisa ser resgatado, entre em contato com o Cetas pelo número (77) 3423-2247. Vale destacar que quem faz a entrega voluntária do animal fica isento de qualquer sanção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo