Cidades

Climev informa: Chocolate em excesso pode prejudicar a gestação

Grávidas devem comer, no máximo, de 20 a 30 gr de chocolate por dia

climev2
Além de ser calórico e cheio de açucares e gorduras, o consumo exagerado de chocolate pode acarretar diversos problemas e as grávidas, em especial. Por isso, é necessário atenção.
Segundo a endocrinologista Fernanda Pulzi, do Hospital e Maternidade Santa Joana, o consumo excessivo do chocolate aliado à predisposição genética da gestante junto ao aumento de peso característico deste período, pode resultar no desencadeamento de uma doença que pode causar danos graves à mãe e ao bebê: a diabetes gestacional, que se caracteriza pela alteração da glicose, ou seja, o aumento da taxa de açúcar no sangue.
― Este quadro geralmente aparece na segunda metade da gestação, podendo ou não persistir mesmo após o parto. Na maioria dos casos, os principais sintomas se confundem com os normais da gravidez como a fadiga, sonolência, aumento do volume urinário e sede.
Mas como fazer para não colocar a saúde em risco sem passar vontade? Fernanda explica que as gestantes até podem consumir uma quantidade moderada de chocolate eventualmente, porém, sempre mantendo uma dieta saudável.
 

― Apesar disso, as grávidas não precisam passar vontade, caso o desejo seja muito forte é recomendado que ela consuma, no máximo, porções de 20 ou 60 gr diárias.
De acordo com a endocrinologista, o chocolate meio amargo ou amargo são os ideias para as gestantes, pois possuem alta concentração de cacau, que possui flavonoides, epicatequinas e ácido galáctico.
― Todas essas substâncias têm ação antioxidante e ajudam a manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável. (R7)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios