Cidades

Cinco pessoas são beneficiados com órgãos de jovem morto na Graça

301733Cinco pacientes que sofriam na fila à espera de um órgão foram beneficiados com a doação dos órgãos do estudante Kaíque Moreira Abreu, 22 anos. O jovem morreu depois de ser agredido quando voltava do Carnaval, no bairro da Graça, na sexta-feira (9).

 

Ele foi socorrido com vida, mas teve morte cerebral cinco dias depois. Segundo a coordenadora da Central de Transplantes da Bahia, Rita de Cássia Pedrosa, foram transplantados os dois rins, o fígado e as duas córneas do estudante.

 

Os transplantes aconteceram nesta sexta (16), uma semana depois do jovem ser agredido, e beneficiou cinco pessoas. “Eram pacientes que estavam aguardando na fila por rins, fígado e córneas. Não podemos aceitar a doação do coração porque a vítima teve uma parada cardíaca, nem os pulmões porque ele ficou muito tempo no hospital, cerca de uma semana.

 

Os outros cinco órgãos foram transplantados hoje e todos os pacientes passam bem. Ele (Kaíque) ajudou a salvar cinco vidas”, afirmou. Pedrosa esteve no sepultamento do corpo de Kaíque, nesta sexta, no cemitério Bosque da Paz. Ela levou rosas para o estudante e também para a mãe, o pai e o irmão dele.

 

A ação foi um agradecimento em nome dos cinco pacientes que foram beneficiados com os órgãos do jovem. “Eles agradeceram pela solidariedade”, contou a médica. Por uma questão ética, os nomes das pessoas beneficiadas e dos hospitais onde os procedimentos aconteceram não podem ser divulgados, mas todos os órgãos foram transplantados na Bahia e para pacientes baianos.

 

A família de Kaíque decidiu fazer a doação depois que lembrou que o estudante comentou com a mãe dele, no ano passado, que quando morresse gostaria que seus órgãos fossem doados. (Correio)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios