BrasilGeral

Cientistas planejam ‘ressuscitar’ animal extinto há quase cem anos

Uma equipe de cientistas da Colossal Biosciences, empresa norte-americana de biotecnologia, está planejando ressuscitar o tigre da Tasmânia (Thylacinus cynocephalus), que entrou em extinção na década de 1930.

Quando ainda vivo, o animal costumava ser um dos maiores predadores a habitar a Austrália e a Ilha de Nova Guiné há mais de 2 mil anos. Devido à caça intensa, o tigre da Tasmânia começou a desaparecer. O último sobrevivente morreu em 1936, no Zoológico de Beaumaris, na Tasmânia. A espécie foi declarada oficialmente extinta na década de 1980.

Para a restauração, a equipe de cientistas sequenciou o genoma do Thylacinos. Graças aos avanços nos estudos de genética e ao surgimento de novas tecnologias, o laboratório promete trazer o marsupial através de um DNA antigo e preservado, com base na reprodução artificial.

“A tecnologia e os principais aprendizados deste projeto também influenciarão a próxima geração de esforços de conservação de marsupiais”, afirma Andrew Pask, biólogo especialista em tigre da Tasmânia, que vai liderar o time de pesquisa.

O experimento consiste em coletar células-tronco de uma espécie viva com DNA próximo ao do tigre extinto. Depois desse procedimento, a equipe vai transformar o material em um embrião, que será transferido para um útero artificial ou de animais geneticamente parecidos.

O chefe-executivo da empresa Colossal Biosciences acredita que o animal pode voltar à vida em menos de seis anos. Já Andrew Pask estima que os primeiros filhotes do projeto devem nascer em dez anos. “Nós não temos escolha. Se perdermos 50% da biodiversidade da Terra, nós mesmos estraremos em extinção nos próximos 50 a cem anos”, alertou o geneticista, durante entrevista para o jornal britânico The Guardian.

Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios