Cidades

Chapada: Fogo se espalha em Lençóis e Mucugê

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.UG09YGvwBL
Foto: Tayne Luz / Jornal da Chapada
Focos de incêndio em Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina, ameaçam se espalhar pela região. Segundo informações do Parque Nacional da Chapada, o fogo é mais preocupante em Mucugezinho, situado no município de Lençóis. Na manhã desta sexta-feira (13), cerca de 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prevfogo, do Ibama, Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de voluntários combatem chamas nas localidades de Capão do Correa, em Mucugê, e em Ponem, em Mucugezinho, que fica no município de Lençóis.
 
De acordo com César Gonçalves, chefe substituto do Parque Nacional da Chapada, a dificuldade maior fica por conta de os focos ocorrerem em áreas de difícil acesso. Segundo ele, a suspeita é que os incêndios sejam provocados por causas humanas. “Quando é época de chuvas e tem raios, as causas aparecem daí, mas como não temos chuvas, os motivos para o fogo são na sua grande maoria provocado por pessoas”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Para o combate das chamas, os brigadistas contam com um helicóptero e dois aviões [Air Tractor], que lançam água nas áreas com fogo. Outro helicóptero é aguardado para ajudar no controle das chamas. Às 8h48 desta sexta, o Monitoramento de Queimadas, dos ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação e Meio Ambiente, registra 76 focos de incêndio em Lençóis, e 4, em Mucugê.  Ainda por conta do fogo, o Km 340 da BR-242 foi interditado nesta quinta-feira (12), sendo parcialmente liberado no início da noite. BN
Veja também
Morre adolescente vítima de tiros dentro de casa em Simões Filho
Presidente da França culpa Estado Islâmico por atentado em Paris, diz NYT
Com 600 mortes em seis anos, Brasil é o que mais mata travestis e transexuais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios