Cotidiano

Censo 2022 do IBGE deve começar em agosto

A coleta de dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve começar no dia 1º de agosto. A informação foi divulgada pelo próprio instituto nesta terça-feira (25). 

De acordo com o IBGE, o orçamento do Censo foi aprovado e sancionado na íntegra em R$ 2.292.957.087,00. Com isso, a coleta, antes prevista para junho, terá início no primeiro dia de agosto. 

“A data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários”, informou o instituto. 

Os recenseadores visitarão, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país. Eles trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. 

De acordo com o instituto, no colete, haverá também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul. A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site ou do telefone 0800 721 8181.

Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário.

Bahianoticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo