AmargosaCidades

Caso de Meningite Viral é registrado em Amargosa

Paciente foi levada ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e posteriormente levada ao Couto Maia.

hospital de amargosaUm caso de meningite viral foi notificado em Amargosa, no sábado, dia 09 de Julho. A paciente foi atendida no Hospital Municipal de Amargosa e transferida para o Hospital Regional em Santo Antônio de Jesus e posteriormente para o Hospital Couto. A partir da informação repassada pelo setor de Vigilância Epidemiológica do Hospital Couto Maia, foi coletado material pelos médicos e o exame confirmou que se trata de meningite asséptica (meningite viral), para a qual não existe vacina.
A meningite viral, em geral, a evolução é rápida e benigna, sem complicações – exceto nos casos de indivíduos com imunodeficiências. Não existe um vírus específico causador de meningite. Já a meningite bacteriana é a mais grave, a bactéria comumente responsável pelos quadros mais graves e fatais é o meningococo. Interessante saber que há diferentes sorotipos de meningococos, chamados pelas letras: A, B, C, W, Y. Estes sorotipos variam sua incidência ao longo do tempo. Há alguns anos, em nosso meio, tem predominado o sorotipo C.
Os sintomas das meningites bacterianas e virais podem ser muito parecidos no início do quadro. Em geral, começa com febre e uma forte dor de cabeça. Esta dor de cabeça acontece, em muitos casos, na cabeça inteira e é dos sintomas que mais chamam a atenção. A pressão intracraniana aumenta muito. Fica difícil encostar o queixo no tórax. As pessoas ficam muito indispostas, sem vontade de fazer nada. Crianças ficam extremamente irritadas e, nos pequenos, a moleira pode ficar bem abaulada. Enjoo e vômitos em jatos fortes geralmente estão presentes.
O diagnóstico para confirmar se a meningite é viral ou bacteriana e feito exame do líquor, isto é, do líquido que banha a espinha e o sistema nervoso central. Por isso é que na suspeita clínica de meningite a coleta de líquor está sempre indicada.
A incidência de meningite aumenta nos meses frios, pois a transmissão em geral acontece pelas vias respiratórias. Por isso, evite ambientes fechados e muito aglomerados. Sempre que possível, abra as janelas quando estiver em transportes públicos. Melhor sentir um pouco de frio do que se expor a agentes infecciosos. Lave as mãos com muita frequência.
Existem vacinas contra os meningococos A, B, C, W e Y. A rede públicadisponibiliza vacina contra o sorotipo C e B para crianças até 04 anos. A vacina contra os outros sorotipos e para adolescentes e adultos está disponível apenas nas clínicas privadas.

Informações da Vigilância Epidemiológica de Amargosa. Fonte e foto: Amargosa News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios