Cotidiano

“Carne de jaca” é um dos segredos veganos; veja como fazê-la

Os vegetarianos e veganos não consomem alimentos de origem animal, principalmente a carne, mas há uma fruta que faz o coração e o estômago dos adeptos desta dieta: a jaca. O frisson é causado pela textura desta fruta, que quando cozida lembra o frango; como o sabor é neutro, é perfeitamente possível adicionar temperos usados em pratos salgados e ganhar todo um mundo de sabores e texturas.

Contudo, é preciso ter atenção ao equilíbrio nutricional, uma vez que a fruta é rica em carboidrato – cerca de 22%. A boa notícia é que ela possui apenas 60 kcal a cada 100 gramas. “A proteína fica concentrada no caroço”, revela o nutrólogo Roberto Navarro.

Outro alerta fica por conta da vitamina K, presente na jaca em abundância: “Ela não pode ser consumida em grandes quantidades por quem faz uso de remédios anticoagulantes pois há o risco de diminuir o efeito da medicação”, pondera. Entre os benefícios da jaca estão as fibras, ferro, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, riboflavina e niacina e antioxidantes.

LEIA TAMBÉM: Vegano que bebe a própria urina diz ter ficado 10 anos mais jovem

Para fazer a carne de jaca em casa, é preciso saber alguns truques. Para começar, deve-se comprar uma fruta verde, revela a culinarista funcional Malu Lobo, em entrevista ao IG. “Quanto menor, melhor. Há também aquela com a polpa mole e com a polpa dura. A segunda opção é a ideal para fazer a ‘carne'”, orienta a culinarista.

Como a fruta possui uma espécie de cola, o ideal é tirar a casca da fruta e cortá-la em pedaços com uma faca untada com óleo antes de cozê-la. O talo que fica no meio da fruta deve ser descartado e a jaca deve ir para a panela de pressão em fogo alto, com sal e uma colher de sopa de vinagre, por 20 minutos após pegar pressão. “Espere a polpa esfriar, retire o caroço (reserve, ele será importante para completar o cardápio) e desfie. Assim, ela vai ganhar o aspecto de frango”, continua Malu. Depois disso, basta temperar como quiser.

Para aproveitar a proteína do caroço, a culinarista sugere descascar esta parte, temperar com sal, pimenta e limão e levar ao forno por 15 a 20 minutos.

Noticias ao Minuto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios