Cultura

Busca por livros citados por Alberto e Paloma em ‘Bom Sucesso’ cresce 15%

No ar desde julho na faixa das 19h da TV Globo, “Bom Sucesso” é sucesso de crítica pelo texto dos autores Rosane Svartman e Paulo Halm. A novela faz na TV uma ode à literatura clássica por meio do encontro entre dois apaixonados por literatura: a costureira Paloma da Silva, vivida por Grazi Massafera, e o editor Alberto Prado Monteiro, vivido por Antônio Fagundes.

Fato é que, para além da boa avaliação perante a crítica e o público, o folhetim alcançou outro feito: um levantamento feito pela plataforma de comércio eletrônico Zoom indica que o aumento nas buscas por títulos citados na novela chega a 15%.

A pesquisa foi feita pela empresa a pedido do portal Extra, do Grupo Globo. A ideia era prestar uma homenagem ao Dia Nacional do Livro, celebrado nessa terça-feira (29).

O resultado mostrou ainda que o campeão de alta nas buscas foi “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum, que foi uma das primeiras obras a aparecer, geralmente em cenas de Alberto com a neta Sofia (Valentina Vieira).

Protagonista da novela, Fagundes comemorou a notícia. “É maravilhoso. Isso prova a força que a televisão aberta tem. Ao contrário do que alguns gostam de dizer, que ela não é mais relevante. E a novela está falando de literatura para as pessoas”, destaca o ator. Ele conta que, diante da repercussão da trama, a emissora criou também um podcast, o “Clube da Leitura por Antônio Fagundes”. No programa, disponível nas plataformas de áudio, o ator faz indicações de literatura.

Autores da novela, Rosane e Halm também comentaram o fato. Para ela, esse efeito é justamente a “ambição” ou o “sonho” dos dois ao escrever esse texto.

A dupla ressalta que os livros citados buscam dialogar com o momento vivido pelas personagens, além de ajudar a compreender a essência de cada um deles. “Marcos é Peter Pan, Nana revive com seu pai o drama de “A bela e a fera”, Alberto tem como seu companheiro inseparável o personagem Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes. Além dos livros, também citamos poemas, trechos de músicas, filmes… Isso é uma coisa que fazemos desde ‘Malhação'”, lembra o autor. 

Ele e Rosane já atuaram como parceiros em outras produções como “Totalmente Demais”, novela protagonizada por Marina Ruy Barbosa, Felipe Simas e Fábio Assunção. A trama foi ainda indicada ao Emmy Awards 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo