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Brasileiros gastam mais em salão de beleza do que com educação, aponta estudo

SALAO DE BELEZA - CHEIOAs famílias brasileiras gastam anualmente R$ 20,3 bilhões com serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure, aponta levantamento feito pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Comparando com outras despesas, o valor é superior ao montante anual das famílias com alimentos básicos como aves e ovos, que é de R$ 19,86 bilhões, aponta a FecomercioSP.

Os gastos com cabeleireiros também são 18% superiores às despesas com cursos regulares de educação (da pré-escola ao segundo grau) que são de R$ 17,24 bilhões. As informações, segundo a instituição, foram estimadas com base na POF (Pesquisa de Orçamento Familiares), do IBGE. Os dados consideram os serviços de barbeiro, cabeleireiro, barba e corte de cabelo, além dos serviços de manicure e pedicure.

O maior volume de consumo está na classe C, com R$ 11,8 bilhões, mais da metade do total. Considerando o gasto de cada família individualmente, porém, a classe A gasta mais. Enquanto o consumo por família da classe C é de R$ 369,27 por ano, as famílias que estão no topo da pirâmide econômica gastam anualmente R$ 1.310,38. O gasto por família da classe A é, segundo o levantamento, 15,6 vezes maior do que a despesa média da classe E (R$ 83,95).

Só no Estado de São Paulo, diz a FecomercioSP, o total dos gastos estimados com cabeleireiros é de R$ 6,26 bilhões, o que representa 31% das despesas das famílias em todo o País. As classes D e E investem na aquisição de imóveis R$ 3,11 bilhões, bem menos do que o investido em cabeleireiro pela classe C e praticamente a mesma quantia gasta pela classe A, a segunda fatia da população que mais investe em salões de beleza (R$ 3 bilhões).

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