BrasilCidadesGeral

Brasil será denunciado pela ONU por desmonte em direitos humanos

O Brasil será alvo de denúncias de violações de direitos humanos através de relatórios da ONU. As críticas vão acontecer na reunião do Conselho de Direitos Humanos, nesta segunda-feira (24). O evento terá a presença da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Além disso, uma série de denúncias por parte de indígenas, ativistas e ambientalistas contra o governo brasileiro,também devem ocorrer. Num dos documentos que será debatido, os relatores da ONU alertam sobre o aumento significativo das queimadas na Amazônia brasileira e as promessas feitas pelo novo governo de abrir terras indígenas para a agricultura e mineração.

Outra crítica que o governo enfrentará será no campo do combate à fome.A ONU cita as medidas tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro para desmantelar o programa Fome Zero que existia no Brasil e que era considerado como exemplar.

As denúncias, no entanto, não devem partir só da ONU. Ongs, ativistas, indígenas e outros grupos usarão o encontro para denunciar violações no Brasil, como à situação dos povos indígenas e o racismo.

Se o governo viaja com uma delegação para Genebra, a sociedade civil também promete se organizar para contestar e denunciar as violações no país. Em 2019, o Brasil se transformou no alvo de mais de 35 denúncias na ONU, uma situação inédita no período democrático do país.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar