Cotidiano

Brasil registra menor taxa de transmissão da Covid-19 no ano

A taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil registrou queda, conforme o monitoramento do Imperial College, de Londres. A universidade vem acompanhando indicadores da pandemia desde o ano passado e apontou, nesta terça-feira (14), que o indicador do fator Rt fechado no dia anterior chegou a 0,81 – o menor número registrado em 2021.

O fator Rt (taxa de transmissão) corresponde a quantidade de pessoas que podem ser infectadas a partir de um único indivíduo diagnosticado com o novo coronavírus, além de indicar a evolução da pandemia nos países.

Ao registrar o indicador no patamar 0,81 no Brasil, a universidade britânica aponta que 100 pessoas contaminadas com a Covid-19 podem transmitir para outras 81. Considerando a margem de erro, o Rt varia entre 0,66 e 0,91.

Reportagem da CNN Brasil lembra que esta é a segunda vez neste ano que a taxa de transmissão no Brasil – desconsiderando a margem de erro – fica abaixo de 0,90. O mesmo ocorreu na semana encerrada em 12 de julho, quando o dado era de 0,88.

Entre os 68 países com transmissão ativa e que tiveram seus dados divulgados pela Universidade, o Brasil está na 16ª posição. A transmissão da doença é maior que a de países como Indonésia (0,60), Mongólia (0,69) e Chile (0,69) – que ocupavam as três primeiras posições no ranking desta terça-feira (15).

Até a noite desta segunda-feira, o Brasil registrava 587.066 mortes e 21.006.424 casos confirmados pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo