Cidades

Brasil e Paraguai fecham acordo para redução do consumo de tabaco

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta sexta-feira (26) a assinatura de um convênio entre Brasil e Paraguai com o objetivo de diminuir o consumo de tabaco. Pelo acordo, o Paraguai usará a Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco (Conic) do Brasil. O ministro da Saúde do Paraguai, Júlio Daniel Mazzoleni Insfran, se encontrou com o representante brasileiro no Rio de Janeiro.

Mandetta informou que, mesmo não tendo assinado a convenção, o governo do Paraguai pode adotar medidas da Conic do Brasil, iniciando à medida que o debate com a sociedade do País avançar. “A gente acredita que tendo o Paraguai uma política antitabagista, como nós conseguimos no mês passado com a Bolívia a promulgação da lei, prevalece o interesse da saúde pública sobre as demais posições”, completou o ministro.

Na reunião, o ministro brasileiro declarou que o Brasil se compromete a ser o primeiro país a chegar com menos de 5% da sua população livres do tabaco ainda no século 21. O Ministério da Saúde vai convocar associações de pacientes com câncer e entidades de saúde de diversos países. Representantes da Receita Federal do Paraguai, também compareceram para apresentar alternativas. 

Metro1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo