Cotidiano

Bombeiros, voluntários, chuva e aviões controlam incêndios na Chapada Diamantina

A atuação dos bombeiros militares no combate aos incêndios na Chapada Diamantina, que contaram com o auxílio de moradores e voluntários, além da chuva, completa uma semana nesta segunda-feira (12) e, ainda bem, com boas notícias: as chamas foram controladas, embora o monitoramento da área continue por conta da presença de pequenos focos. 

Segundo a Secretaria estadual da Comunicação (Secom), o Corpo de Bombeiros da Bahia atua com 37 profissionais no local, a fim de conter o avanço das chamas. Neste feriado, apenas pequenos focos foram identificados.

A ajuda que veio do céu também foi providencial, que foi comemorada pelos brigadistas.

Além disso, o governo do Estado enviou seis aviões air tractor, por meio do programa Bahia Sem Fogo, para que fossem utilizados no combate aos incêndios. Cada aeronave tem capacidade para transportar até dois mil litros de água que são despejados, em apenas dois segundos, nas áreas que foram previamente identificadas e monitoradas pelos bombeiros, brigadistas e órgãos ambientais.

A base do Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos está instalada na cidade de Mucugê, onde as chamas preocupavam mais. As atividades têm o comando do capitão do Corpo de Bombeiros, Murilo Rocha. 

“Hoje a situação está muito mais tranquila. Temos atuado de forma integrada com brigadistas voluntários e outros contratados pelo ICMBio e do PrevFogo. Ontem conseguimos atuar fortemente nos pontos que estabelecemos como prioridade. Hoje, como prevenção e continuidade dos trabalhos, lançamos bombeiros militares na Cachoeira dos Cristais, na Cachoeira das Três Barras, além de brigadistas em pontos específicos onde detectamos ser possível uma reignição do fogo”, explicou.

Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios