BrasilCidadesGeral

Bala de canhão com mais de 100 anos é encontrada no Brasil

Uma bala de canhão com mais de 100 anos foi encontrada no Brasil, no Guarujá, no litoral paulista. O artefato histórico foi visto na Fortaleza da Barra Grande, em Santa Cruz dos Navegantes, por uma monitora que pintava as muralhas dos pavilhões. O achado ficará em exposição na Fortaleza junto com outros artefatos encontrados na propriedade. 

O objeto esférico é uma bala de canhão de alma lisa, um tipo de canhão usado no Brasil entre os séculos XVIII e XIX, como explica o arquiteto do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Victor Hugo Mori.

Ao G1 o engenheiro explicou que ainda é necessário fazer uma análise da posição em que a bala foi encontrada, além de suas medidas e dimensões. “Não dá para saber a data exata do objeto. Ele é uma relíquia, um artefato de achado fortuito, que significa que foi encontrado acidentalmente, sem fazer parte de uma pesquisa”.

Ele ainda ressalta que é previsto na lei que o objeto seja de posse da União e do Iphan, mas ficará em exposição na Fortaleza. O arquiteto explica que uma pesquisa mais aprofundada e a relação com outros objetos ajudaria a identificar a data em que ele foi fabricado. “Um objeto não conta uma história, mas a articulação com outros artefatos conta”

Bahianoticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo