Bahia

Baía de Todos-os-Santos completa 514 anos de descobrimento

BAIA DE TODOS OS SANTOS 2Considerada a primeira maior do país em volume d’água, a Baía de Todos-os-Santos completa 514 anos de descobrimento, neste domingo (1° de novembro). Com área total de 1.052 quilômetros quadrados, a baía figura entre os mais belos cenários nacionais, com mar de águas calmas e cristalinas, cercada de Mata Atlântica, em contraste com vastos manguezais, restingas e recifes de corais.

Descoberta em 1501, no dia de Todos-os-Santos, a baía foi descoberta pela primeira expedição exploradora, comandada pelo italiano Américo Vespúcio. Está situada no meio da Costa; é a segunda maior do Atlântico – sendo que a primeira está nas águas geladas do Canadá. Portanto, pode-se afirmar que se trata da maior baía tropical do mundo.

A Baía de Todos-os-Santos também dá nome à zona turística formada por 17 municípios situados entre o litoral e o Recôncavo, como Salvador, Itaparica, Cachoeira, Maragojipe e São Francisco do Conde, dentre outros. A região atrai turistas de todas as partes do mundo por seus encantos e magia. É considerada, por navegadores, um lugar ideal para o turismo náutico, pois reúne boas condições de navegabilidade, além de bons ventos.

A cultura é outro ponto de destaque da zona turística, que sediou importantes capítulos da história da Bahia e do Brasil, como as heroicas lutas pela Independência, e reforça o imaginário do povo baiano com a forte influência da religiosidade africana e o sincretismo.

Setur

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios