Cotidiano

Bahia é estado com maior número de mortes por choque elétrico

GATO - BAHIAA Bahia foi o estado brasileiro com mais mortes causadas por choque elétrico em 2013. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registrados 68 óbitos no ano passado. Os números da Secretaria da Saúde (Sesab), contudo, informam um número ainda maior: 127.

O estudo da Abracopel, aponta o A Tarde, é o primeiro detalhado sobre o assunto e considerou notícias veiculadas em todas as mídias e redes sociais no país.

O engenheiro elétrico Edson Martinho, que participou da pesquisa, conta que a maioria dos casos ocorreu dentro das residências, por causa da má conservação do sistema elétrico. Ele explicou que as instalações precisam de manutenção a cada cinco anos, já que obras e até mesmo o tempo podem danificá-las. “Outra questão é que os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais potentes.

As instalações elétricas precisam acompanhar esse desenvolvimento, para suportar a carga”, explica. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), foram recebidas 105 ocorrências de pessoas interferindo na rede da empresa. Destas, 34 resultaram em morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo