Bahia

Bahia: 9,3 mil empregos devem ser gerados em quatro complexos eólicos

A empresa Casa dos Ventos estima gerar 9,3 mil empregos, entre diretos e indiretos, na fase de operação e de construção de quatro complexos eólicos nos municípios de Jacobina, Ibitiara, Mirangaba e Campo Formoso, com investimento de R$ 9,1 bilhões.

Os dados constam nos protocolos de intenções assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quarta-feira (9).

Esses números, somados aos protocolos assinados de janeiro a até agora, trazem um horizonte de geração de 12,7 mil empregos na Bahia nos próximos anos, segundo a SDE.

“Assinamos protocolos para a implantação de quatro parques eólicos, que vão favorecer aos moradores da região, onde existe todo um trabalho de arrendamento da terra, pagamento desse arrendamento e a terra continua disponível para que eles possam plantar, cultivar, ter agropecuária. É geração de energia limpa, renovável e a gente está muito satisfeito com este novo passo que demos aqui na Bahia”, afirma Eugênio Dupin, diretor da Casa dos Ventos.

Os parques Ventos de Santa Diana (Jacobina), Santa Luzia (Ibitiara), Santo Adalberto (Mirangaba) e São Carlos (Campo Formoso) preveem capacidade instalada de produção de energia de 6,6 Terawatt hora/ano. No primeiro semestre de 2020, o estado foi responsável pela geração de 32,4% de energia por fonte eólica no país.  

A previsão é que sejam investidos R$ 13,2 bilhões e gerados 52,5 mil empregos diretos e indiretos nos 123 parques que estão sendo construídos e com construção prestes a iniciar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios